A VIDA DO POLÍTICO EUCLIDES ANTÔNIO FABRIS!

Professor Me. Ciro José Toaldo 

 

Em 2018, escrevia para o webartigos a respeito da vida de Euclides Antônio Fabris, um gaúcho que chegou a Naviraí, MS, em 1968, juntamente com sua família.

Este homem de visão e que sabia fazer seus negócios prosperar, deixou um grande legado em nossa cidade, pois muitos foram seus empreendimentos, seja no ramo do comércio, madeireiro, agroindústria, passando pelo campo do cooperativismo, dentre outros.

Entretanto, o que mais o marcou no campo empresarial, dentro de sua visão como grande empreendedor, foi em 1980, quando o governo federal criou o Proálcool e este elaborou um projeto para construir uma usina de etanol que chegou a produzir 400 mil litros/dia de etanol, além de produzir um milhão de sacas de açúcar. Este investimento foi possível pela brilhante ideia de Euclides Fabris criar uma sociedade com cooperados, onde fundou a COOPERNAVI. Este empreendimento alavancou a economia naviraiense, proporcionando a criação de milhares de empregos diretos e indiretos, fato que projetou Euclides Fabris para o campo da política.

Sua visão ao empreendedorismo, também o levou a fundar um frigorífico e um curtume, proporcionando ainda mais empregos e dando dinamismo ao munícipio.

Toda essa sua sagacidade, dinamismo e altivez o levaram, em 1996, a sua projeção no campo político. Neste ano ele foi lançado como candidato ao cargo de prefeito e obteve vitória histórica, por se tratar de ter derrotado um dos grandes nomes da política local, o deputado estadual Onevan de Matos (in memoriam), que já havia sido prefeito da cidade.

Essa expressiva vitória teve uma vantagem de 2700 votos, em um colégio eleitoral de 18 mil eleitores. Eleito, iniciou sua gestão, contudo foi descoberto um câncer que o levou a ser submetido a uma cirurgia da qual lhe foi extraído o seu estômago que foi substituindo por outro em prótese. Mesmo assim, continuou firme em seu propósito e cumpriu a difícil tarefa de resgatar a credibilidade do município junto à população.

Chegou a ser criticados nos primeiros dois anos de governo, período em que passou instruindo técnicos na elaboração de projetos, ao mesmo tempo em que resolvia questões financeiras da prefeitura e fazia maratona à Campo Grande (MS) e Brasília (DF), visitando os órgãos dos governos estadual e federal nos gabinetes dos deputados estaduais e federais e dos senadores, mostrando sua visão futurista do potencial que Naviraí apresentava, mas, precisava sacramentar sua gestão por meio de uma administração diferenciada.

A seriedade e compromisso impregnado pela lisura levavam a afirmar que seu cargo não era politico, mas que desejava administrar Naviraí com o apoio de todos os políticos. Euclides falava de sua meta de fazer uma administração progressista, com paz política e social, pelo amor e carinho que possuía pela comunidade. Por ser pessoa de caráter conciliador, acabou conquistando livre trânsito em órgãos que visitava e por meio de seu carisma acaba por envolver todos, especialmente os deputados, tanto da espera estadual como federal, bem como os egrégios Senadores da República.

 Toda essa sua tarimba, carisma e estilo fizeram com que tivesse o apoio maciço das lideranças políticas, essas o consagraram em ser campeão de emendas em benefício da comunidade. Esse dinamismo fez iniciar uma nova escrita na história do Município, transformando a cidade num enorme canteiro de obras, impressionando todos, inclusive os adversários pela sua versatilidade administrativa garantindo substancial melhora da qualidade de vida dos munícipes.

Por conseguinte obteve diversas premiações: Prefeito Amigo da Criança (da Associação Industrial de empresas amiga da criança (ABRIBQ)). Destaque Administrativo Municipal, pelo Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios (IBRAM), pelo excelente desempenho da administração “Juntos por uma Grande Cidade”, este titulo recebeu diversas vezes. Também recebeu o prêmio ‘Destaque Brasil 500 anos’, além da Comenda Tancredo Neves e a Medalha Tiradentes.

A autonomia, transparência, postura política, equilíbrio fiscal, concepção de gestão, dinamismo, humildade, austeridade e credibilidade pela sua atuação frente ao executivo municipal renderam-lhe uma repercussão estadual e nacional pela dinâmica com que administrava. Esse seu jeito de governar foi algo jamais visto na história de Naviraí.

O “invejável” desempenho administrativo acabou extrapolando os limites do município. Seu exemplo de homem público sério e responsável invadiu outros rincões do Estado e chegou a ter reconhecimento nacional, sendo apontado como um dos melhores prefeitos do país, para alegria geral de seus assessores e da população naviraiense. Aliás, Euclides Fabris sempre fez questão de deixar claro que o sucesso de sua administração era resultado do trabalho competente e eficiente de sua equipe de secretários, gerentes e funcionários.

Conseguiu finalizar seu primeiro mandato como prefeito no ano de 2000, onde a Educação Municipal, por meio da Gerente Cleuza Campos, este setor ganhou destaque nacional, onde a educação infantil do município obteve o primeiro lugar junto ao MEC, fato que foi muito comemorado. Também é preciso destacar que foi nesta sua primeira gestão que em Naviraí se instaurou a Delegacia da Mulher, uma das pioneiras no Estado. Outra obra, feita com parcerias entre o setor público e outros organismos da sociedade foi o da construção e inauguração da Capela Mortuária, bem próxima do Cemitério Municipal. Um acontecimento que se tornou tradição no município e que marcou o final de seu primeiro mandado foi à realização do primeiro Réveillon Popular na Praça Central que traz milhares de munícipes para celebrar a passagem de cada ano.

O sucesso da primeira gestão fez com que nas eleições municipais do ano de dois mil, levasse novamente Euclides Fabris a ser lançado como candidato ao cargo de prefeito, novamente pela sigla partidária do PFL, tendo o número 25. O fato inédito desta eleição: pela primeira vez na história política dos naviraienses a disputa ao cargo de prefeito se deu com um único candidato para este cargo. Euclides Fabris obteve quatorze mil e trezentos e trinta e quatro votos, sendo assim, novamente eleito prefeito de Naviraí.

Este seu segundo mandato, iniciado em primeiro de Janeiro de 2001, foi marcado pela sua constante luta contra o câncer. Mas, a seriedade, austeridade e a dinâmica do seu primeiro mandato teve sua continuidade no seu segundo mandato.

Em 2002, um fato marcante da administração de Euclides Fabris, foi à instalação do primeiro assentamento pacífico do Brasil, no Assentamento Juncal, onde 117 famílias foram assentadas. Outra marca de sua administração ocorreu em 2003, quando se inaugurou o novo terminal rodoviário do município e também neste ano, conseguiu trazer para o município o tão esperado ‘Corpo de Bombeiros Militar’, fato que trouxe muito contentamento aos munícipes. Em 2004, começam as discussões para a criação do Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí, importante área de preservação ambiental e que se destina a visitação pública.  

Entretanto, faltando quatro meses para encerrar seu segundo mandato como prefeito, em 24 de agosto de 2004, Euclides Antonio Fabris faleceu, em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, às onze horas da manhã, vitima de câncer.

Este foi um dia de muita tristeza para os todos os naviraienses. Lembro-me com muita emoção que a urna fúnebre, com o corpo do prefeito, chegou à cidade ao escurecer e estava no caminhão do Corpo de Bombeiros, onde centenas de carros aguardavam para acompanhar o seu cortejo, muitos tinham lenço branco que acenavam quando o cortejo passava essa cena jamais será esquecida. O féretro percorreu as ruas da cidade até a Câmara Municipal, onde os vereadores da época realizaram uma sessão solene póstuma para prestar ao prefeito Euclides Fabris sua última homenagem por tudo que ele fez para Naviraí ser transformada numa pujante e progressista cidade pujante. O anfiteatro da Câmara de Vereadores tornou-se pequeno e milhares de pessoas às voltas daquele recinto acompanhavam em silêncio a triste sessão. 

Na sequencia, o caminhão de corpo de bombeiro conduziu até o Salão Paroquial o corpo do prefeito para ser velado e visitado por milhares de cidadãos naviraienses. Todo o velório foi acompanhado por homenagens, sejam por parte das Igrejas locais, por funcionários públicos, políticos e muitos que utilizaram do microfone para expressar sua homenagem ao seu prefeito querido. Sem contar da imensidão de flores, coroas e os invólucros ligados aos atos fúnebres. Inúmeras foram às menções feitas pela imprensa local, estadual e nacional a respeito do passamento deste homem bondoso que procurou ajudar as pessoas de todas as formas possíveis, por isso conquistou a todos. Pelo que presenciamos naquelas horas tristes e de profunda comoção, este prefeito, se não tivesse chega a óbito, com certeza iria galgar importantes cargos políticos, fossem eles na esfera estadual ou federal.

Ainda no Salão Paroquial, por volta das 15 horas, foi celebrada uma missa de corpo presente, com a presença de milhares de pessoas que na sequencia acompanharam o cortejo fúnebre até o cemitério municipal. Após algumas homenagens naquele campo santo, à urna com o corpo do prefeito foi sepultada, momento de muita tristeza para a população naviraiense.

De um modo muito particular agradeço por ter conhecido o Prefeito Euclides Fabris, em sua gestão era diretor da Escola Municipal Vereador Odércio Nunes de Matos e, sempre que o convidava para nossas solenidades, ela fazia questão de participar e estar no meio da nossa garotada.

Que Deus em sua misericórdia e os espíritos de luz, tenha socorrido este nosso eterno prefeito de Naviraí.

Apenas gratidão imensa e nosso muito obrigado Prefeito Euclides Antonio Fabris.