O ESCÁRNIO COM O DINHEIRO PÚBLICO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Infelizmente vivemos em um país aonde quem assume um cargo político, este só o exerce devido aos votos dados pelo povo, entretanto ao ser investido do cargo, conduz seu mandato, mediante ‘trocas’, assim, dá as costas ao povo que o elegeu! Obviamente há exceções.

            Como país é republicano, tendo este imperativo democrático que acaba ficando no esquecimento, pois o candidato eleito esquece as razões que o levaram ao poder e faz barganhas com sua representatividade. Em alguns casos, este ‘dado representante do povo’, em apenas uma votação, sendo ele parte do Poder Legislativo, recebe ‘volumosa propina’, geralmente do comandante do Poder Executivo. Este envolvimento ilícito, advindo do escárnio do dinheiro público, faz com que inúmeros políticos se tornem ‘exímios empresários’, pois com o dinheiro fácil, além de ‘comprar’ os votos para a próxima eleição, investem em setores que garantem mais renda. Cito um exemplo da cidade onde resido, um político é proprietário de expressivo número de imóveis e, sempre viveu em função da politicagem!

            O Brasil é onde o escárnio com o dinheiro público é gigantesco, especialmente entre os políticos e até de outros poderes. O incrível é que esse tipo de criatura se transforma em ‘ser imortal’, pois tudo fazem, mas nada acontece com eles! A aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, recebendo 382 votos e 118 contra, levou o comandante do poder executivo federal a gastar R$ 6 milhões por deputado para obter a sua aprovação. Circulou nas redes sociais um deputado expondo os motivos de votar contra, pois a maioria dos colegas não conhecia o conteúdo da reforma, ou seja, neste país o ‘legislador’ nem tem a hombridade de ler o que é votado, basta aprovar para a lei e obter sua propina! Que escárnio!

            Portanto, adentrar no campo politico brasileiro é entender o contrário da verdadeira política, trata-se de tornar-se ‘politiqueiro’ e fazer o escárnio com o dinheiro público advindo do suor do trabalho dos cidadãos que pagam seus impostos com dificuldade. Essa postura é um deboche, pois os infames politiqueiros, além de receber seus espetaculares salários fixos em cada mês, também ganham inúmeras vantagens (penduricalhos) e recebem ‘congratulações’ na forma de propinas avantajadas! Triste é catastrófico destino do Brasil!

            Cento e trinta e quatro anos de República e não há mudança! Desde Marechal Deodoro da Fonseca (primeiro presidente) até o atual, este parece levar o país ladeira a baixo, pois fez voltar à estrutura arcaica e malfazeja que e esbanja o dinheiro público, na base do toma-lá-dá-cá. Aliás, aguarde, quando essa reforma aprovada e, comemorada pela cúpula dos Três Poderes, regada com muito uísque e cerveja, chegar, pagaremos ainda mais impostos, uma vez que alíquota-base de impostos sobre consumo no país será a maior do mundo! Quanta crueldade para quem na campanha eleitoral prometeu ‘as mil maravilhas’, este legítimo demagogo ficará na história da nação como quem mais aumentou os impostos. Não bastasse o IRPF, IPVA, IPTU, ICMS e tantos outros embutidos nos que compramos, lá vem mais laço em nosso couro!

                 Caro leitor, caso não abramos os olhos e começarmos entender os interesses da politica, não fazendo profunda reflexão, especialmente com os mais jovens para compreender o quanto é maléfica esse tipo de politicagem que se sustenta na égide do Estado que tem por base o ‘ escárnio com o dinheiro público’. Até quando conviveremos com tanta falcatrua, engano e corrupção levando o Brasil se tornar uma vergonha mundial? Para que serviu a Lava Jato? Tanto empenho desta operação, mas, ela foi jogada no lixo!

Pensem nisso!