DEUS PODERÁ SALVAR ESTE PAÍS?

Professor Me. Ciro José Toaldo.


Dois mil e vinte e três, ano que segue em todo o vapor. Nesta correria, não poderia deixar de escrever a respeito da política, afinal de contas, no final de outubro do ano passado, tivemos os resultados das urnas, de um segundo turno conturbado, gerando inúmeras interrogações! Em nosso processo democrático, a eleição de 2022, ficará no registro histórico como a mais duvidosa de todos os tempos! Mas, tudo está consumado, resta-nos seguir nosso rumo, continuar acreditando que vivemos em um país democrático, onde podemos expressar os nossos anseios pelo voto, este princípio precisa ser enaltecido!
Outro aspecto ligado ao pleito passado, diz respeito à composição do legislativo federal, ou seja, os eleitos e que estão em Brasília - DF, legislando, tanto na Câmara dos Deputados Federais, como no Senado da República, fazendo a composição deste novo Congresso Nacional. Deles espera-se lisura, consciência e busquem legislar sob a égide dos princípios democráticos e não venham se corromper pelo famigerado dinheiro! 
Também evidencio a dinamização do entorno politico e ideológico, ele está posto em toda a nação, desde os tempos do período colonial, pois convivemos com a cátedra dos políticos tarimbados, ou seja, especializam-se neste ramo, fazendo dele o seu meio e sustento de vida. Essa dinâmica acabou separando o país em duas grandes vertentes: uma não se importando com as falcatruas e roubos na política, pois recebe as migalhas em época de eleição e em programas sociais eleitoreiros, a outra focada e no deseja de que exista a lisura e a honestidade neste campo.
A questão não é adentrar na perspectiva de ‘esquerda ou direita’, este tema é perplexo, enfadonho de pouco entendimento. Entretanto, a dimensão maior, causadora de perplexidade é o invólucro do vencedor ao cargo majoritário do executivo federal, sobretudo no que diz respeito à questão da justiça. Este fato é altamente questionável, aja visto que para os cidadãos comuns a tal ‘justiça’ sempre é levada ao pé da letra. No tangente a essa dimensão de ‘justiça’ no viés brasileiro, sobretudo no campo político, fica evidenciada a máxima de Maquiavel: “aos amigos os favores da lei; aos inimigos os rigores desta mesma lei”!  
Para os amantes da boa leitura e aprofundamento político e filosófico, Nicolau Maquiavel (1469-1527) escreveu um livro ‘best-seller na política’, O Príncipe’, escrito em 1513 que aponta como os reis deveriam governar e ter controle do poder, isto quando os Estados europeus modernos estavam sendo criados. 
Neste luta de poder para ter benefício próprio, tanto na Modernidade como na Contemporaneidade, encontramos simples e mortais cidadãos que devem trabalhar como ‘cavalos’ para manter a ‘máquina’, ou melhor, o ‘sistema’, muitas vezes mergulhado na falcatrua, corrupção e no jogo de interesse! 
Por isso, este artigo recebeu o título em forma de indagação: ‘Deus poderá salvar este país’? Essa pergunta de difícil resposta encontra-se somente na mente do ser humano, uma vez que Deus concedeu o livre arbítrio para todos. Então, como atribuir a Ele as catástrofes que advindas de políticas focadas em meras ‘ideologias’? Alguns leitores indagam-me e cobram postura de ‘oposição’. Advirto que não vivo de ‘política’, aliás, trabalho como ‘louco’, pagando impostos, cumprido os compromissos, especialmente em relação a tal de ‘justiça’, mas, a contrapartida do governo, além de ser péssima, leva-me a engolir mentiras e desmandos tendo a única finalidade: apadrinhar seus séquitos que comungam com corrupção, cuja finalidade é desfrutar das benesses do poder!    
      Até o próximo!