PARA ONDE CAMINHAMOS?

Professor Mestre Ciro José Toaldo

            Pelo que tudo indica, terei que escrever, em cada semana a respeito do (des) governo e suas atrocidades. Aliás, vivemos um retrocesso, permeado por estagnação em barrar o que estava dando certo e, sobretudo, em perseguir e promover o revanchismo aos opositores.

            Na semana passada, o (des) governo recebeu a visita, com honrarias de Nicolás Maduro, ditador venezuelano que tem um país com milhares de criaturas passando fome e fogem, inclusive para nosso país.

É triste saber que este já foi o quarto país mais rico do mundo, mas, em nome de um sistema politico, tornou o mais pobre das Américas, levando 94,5% de sua população a viver abaixo da linha da pobreza, e 76% vivendo na miséria; todavia este ditador e sua cúpula desfrutam de luxo e riqueza, usando da tortura e morte para perseguir seus opositores.

            Não bastassem estes fatos, temos a questão da divida deste país com o Brasil: R$ 12,5 bilhões. Será que foram feitos acordos com esse ditador em relação a essa divida?

Não são meras narrativas, trata-se de verdades conhecidas pelo mundo. E, o (des) governo, ‘preocupado’ com os amigos do ‘Foro de São Paulo’ e não com o povo venezuelano, desejando implantar na América Latina este ‘projeto politico’, recebe este ditador em nosso solo. Essa ‘visita’ levou o Brasil ser chacota e várias autoridades pronunciaram-se sobre a visita. Para nosso consolo, mais de cinco mil advogados divulgaram uma nota contra a presença de Maduro em nosso país.

E, diariamente percebem-se medidas de quem tem o poder para concretizar ‘promessas’, como, indicar um ‘comparsa’, defensor do ‘chefão’, quando foi preso, ao cargo de ‘ministro’, dentro do maior órgão da justiça do país. Isto passará pelo Senado, porém, o presidente daquela Casa de Leis, aliado do ‘chefão’, diz ser ‘boa indicação’!

Para onde iremos desta forma? Essa ‘turma’ que ‘conseguiu’ o poder, usa dele para seu bel prazer, seja em viagens, gastos, entregas de emendas e tantas outras maracutaias, sem questionamentos de órgãos que deveriam zelar pela transparência e seriedade de quem administra o erário público. Mas, vale o ditado: “aos amigos os favores, aos inimigos os rigores da lei”!

A instauração da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de oito de janeiro deve comprovar a participação do (des) governo neste ocorrido. Algo lamentável, no entanto trará a verdade. Assim, esperamos, apesar do compadrio e falta de seriedade  de muitos políticos!

O aparelhamento dos poderes, aliados pela ‘fome’ e ‘deslumbre’ das regalias do poder, trazem a sensação de impotência, engano, sarcasmo e descredito de uma das mais ‘importantes’ conquista histórica: a verdadeira democracia.

Oxalá, com essa pesada caminhada, além de podermos manter saúde equilibrada, possamos não ter dias amargos, aonde quem ‘trabalha como burro de carga’, não venha passar fome, por sustentar estes custos elevadíssimos de quem esta no poder e apenas promove revanchismo e coloca seus planos fracassados em prática.

Pensem nisto! Até o próximo!