UMA NOTA SOBRE ESPERANÇA,  BOLSONARISMO E NÓS. 

Werner Schrör Leber

Jair Bolsonaro e bolsonarismo não são sinônimos diretos. Eles têm, evidentemente, graus de parentesco. Nosso problema não é almejar a volta de Bolsonaro à presidência do Brasil pura e simplesmente. Ou então somente defender o bolsonarismo teimosamente, enaltecendo esse curto legado, sem ainda ter examinado seus contornos mais profundos de onde decorreram erros e também acertos.

A volta de Lula, como é notório para qualquer pessoa bem intencionada e bem informada, deixa claro o quanto certos retornos ao trono podem ter efeitos contrários ao que se espera. O bolsonarismo foi um movimento transitório em uma situação muito peculiar em cujo casco agarraram os mais diversos parasitas. Alguns desses parasitas apenas se aproveitaram da ocasião para atravessar o deserto. E pode voltar a acontecer, mas antes precisa-se costurar as pontas soltas. Um simples retorno àquelas premissas pode ter um efeito diferente do que se espera. Substituir algo sem o entender e invocar algo diferente sem o conhecer também é como ficar chutando uma bola contra um parede: não trará nenhuma vitória e também nenhuma derrota. Produção zero e efeito zero.

Precisamos primeiramente aprender como o bolsonarismo surgiu  e o porquê - razões e motivos - de seu surgimento. Depois disso, verificar as oportunidades que ele ainda pode gerar para deixar de sermos politicamente ingênuos. O bolsonarismo está cheio de fanatismos e de gente que não presta também. Essa critica elementar é salutar para que não e caia no bipolarismo do ou ou atual. Em muitos aspectos o bolsonarismo não é melhor do que os supostos adversários a quem se opõe. Nosso olhar precisa saber filtrar as coisas, saber usar a mediania aristotélica e, com perdão dos ateus e agnósticos, a luz do evangelho para não cair nos erros que se denuncia. Uma volta ao bolsonarismo só seria bom se fizermos disso uma estrada que nos leve a campos distintos e melhores do que as baboseiras políticas que até então foram construídas. Houve acertos? Houve e foram vários em meio a muitas controvérsias e até atos desleais de pessoas que pegaram carona naquele fenômeno temporário.