AVANTE SEMPRE!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            No artigo anterior foram feitas considerações de como podemos salvar o nosso Brasil, mas, não entendam que nossa pátria precisa de um único ‘salvador’, isto é ilusão, bobagem e não contribuiu para endireitar o ‘torto’! É importante conversar com os cidadãos conscientes e, nesta semana me deparei com um que relatou ganhar pouco mais do salário e precisou declarar imposto, inclusive tendo de pagá-lo!

Assim, vemos quanto às pessoas são enganadas em campanha eleitoral, como aconteceu na última eleição para presidente, onde o suposto vitorioso, este contou com a ‘ajuda’ de outros meios não democráticos e, ao assumiu o poder concretizou seu maior objetivo: fazer o ‘revanchismo’, pois, amargou os infortúnios da cadeia e agora pode vingar-se de seus algozes!

            Essa postura e toda a trama feita para se chegar a este resultado gera a indignação de milhões de cidadãos. Contudo, por mais difícil que seja, devemos focar em nossas metas. Neste prisma, cito meus avós maternos e paternos, narradores de histórias de superação de sofrimentos, nunca desanimando e tiveram propósito de seguir na direção de dias melhores. Portanto, sempre avante para prosseguir no caminho traçado.

Neste contexto é oportuno citar o exemplo dos guerreiros do ‘agro’ de nosso município, Naviraí, MS, com destaque para a cooperativa, Copasul. Em 2023, ela recebeu em seus silos, o maior volume de soja de sua história, foram 17,5 milhões de sacas, quase seis milhões de sacas a mais que seu recorde, em 2021 que foi de 11,7 milhões de sacas.

            Este exemplo de trabalho focado e caminhando na determinação, torna-se um aprendizado para entender o título de nosso artigo: “avante sempre”! Infelizmente, essa não é a prática da maior parte dos políticos, na verdade, muitos deles nos fazem desanimar e sentir vergonha!

Quanto à perda da dimensão do avançar, sonhar e ter boas perspectivas do futuro faz-se necessário citar uma parcela significativa de jovens que se encontram neste cenário de perca de visão de dias melhores. Este tema é polêmico e perpassa por questões pessoais, familiares e sociais.

            Aproveitemos o tempo que temos nesta Terra e demonstremos aos filhos, amigos e os mais próximos da necessidade em acreditar nos bons propósitos da existência. Fale de sua história de vida e como superou suas adversidades, demonstrando que nenhuma conquista é fácil. Essa constatação nos leva a questionar os ditos ‘auxílios’ (penduricalhos) de quem usa do poder e esbanja o dinheiro público, buscando apenas beneficiar-se e ter inúmeras regalias!

            De fato, não faltam motivos para o desânimo em relação aos ‘Poderes’ constituídos em nosso país. Se você visitou Brasília, nas sedes de cada um dos Três Poderes, sabe bem com quanta regalia eles vivem! Mas, avante e busquemos não desanimar!

Algo que ajuda a ter fortaleza é usar da espiritualidade como subterfugio para enfrentar, percalços externos e internos da existência! Carregue a bateria da fé, use da razão e do coração para ter cabeça erguida e avançar com discernimento. Lembrando: os governos passam! Este é o consolo de ainda viver em um regime democrático!

 A garra e a luta sempre foram ferramentas da maioria dos brasileiros! Quem duvida disso observe a trajetória de nossa história: muitos não se curvaram frente aos desafios estabelecidos por quem se encontrava ou se encontra no poder!

 Pense nisto! Avante sempre!