O Papa Bento XVIII marcou época ao renunciar o pontificado, pois a mais de quinhentos anos tal façanha não era registrada na maior instituição do planeta , a Igreja Católica Apostólica Romana, com seus mais de dois mil anos de História, uma infinidade de ícones , que demonstram santidade, audácia, ostracismos,  orgias e poder, muito poder.

A Igreja Católica é um marco na humanidade, pois foi quem permitiu que depois dos escombros do Império Romano, o "povo europeu", se mantivesse na religião cristã.É possível afirmar que se o cristianismo sobreviveu aos mulçumanos e as invasões dos Bárbaros, ele sempre se refugiou nos seios da Igreja de Roma, sobre a força dos Papas.

Após as trevas da " Idade Média" e das loucuras do catolicismo, como os auto-flagelos dos fiéis, aos devaneios do clero ( e também dos Papas), veio a formação dos países, os chamados Estados Nacionais, como Portugal e Espanha dentre outros e também aconteceu a Reforma Protestante, que como o proprio nome diz, " protestou contra o Papa", suas ordens, leis, regras, tendo como grande expoente Martinho Lutero e depois, entre os ilustres, Henrique IV, rei da Inglaterra.

Sendo assim, eram os pontífices quem reconheciam e coroavam os reis dos países europeus, dividiam questões fronteiriças e impunham o cristianismo na Europa e suas colônias. Pelo fato de Portugal ser um país católico, o Brasil colonizado por portugueses, tinha o catolicismo como religião oficial : por este motivo, o Brasil é o maior país católico do planeta.

O poder do Papa para os católicos é apenas relacionado a condução  da Santa Igreja de Roma. Contudo,  o poder papal sempre foi e é um dos mais relevantes do mundo, apesar da decadência constante, o pontífice comanda a maior religião cristã do mundo, uma infinidade de ordens religiosas, todas as igrejas católicas são subordinadas direta ou indiretamente a ele e ainda governa um país : sim, o Vaticano é um pais independente do mundo ( fica em Roma, mas não pertence a Itália) e é o seu soberano, ou seja, governa de forma absoluta como os reis do passado.

Desde os tempos da Reforma Protestante, o catolicismo perde espaço ou para os movimentos evagélicos que arrebanham milhões no Brasil e no mundo ou através dos escândalos no bojo da igreja católica, através da pedofilia e do silêncio das suas autoridades diante de tantas vítimas. Além disso o mundo pende para o Oriente suas práticas religiosas, seja através do Budismo seja através de técnicas como o REIKI dentre as muitas outras que surgiram..

Além disso, na pós modernidade, tudo possui uma grande fluidez e estruturas rígidas como o catolicismo perdem espaço. A sociedade atual quer a flexibilidade, o que o catolicismo não pode oferecer. A Igreja Católica de Roma é inflexivel diante de temas como homossexualidade, uso de preservativos, sexo antes do casamento dentre outros. O catolicismo se apoia nos escritos biblicos e não poderá mudá-los : então é a sociedade que muda, de religião e de filosofia de vida.

Bento XVIII se transformou em um "papa emérito", deverá obdiência ao seu sucessor que será anunciado no " Habeamus Papam", provavelmente me março de 2013, depois que a fumaça branca sair do conclave para eleger o próximo sucessor de São Pedro. Abre- se uma nova Era, dentro de um tempo de turbulências e profundas mudanças sociais e filosóficas, dois quais a Igreja de Roma não sairá ilesa. Vale lembrar, que esta igreja passou por muitos desafios nos últimos dois mil anos, e como maior instituição do mundo, se mantém.

Prof. Ivan Santiago Silva é geógrafo, professor, articulista e autor.