Secretaria de Cultura

(Procura-se Um Modelo)

Quando pensamos numa Prefeitura como administradora eficiente, sóbria e dinâmica de um município, só podemos pensar em secretarias que a sirvam dentro de um mesmo padrão.

Na falta de uma referencia anterior podemos imaginar uma secretaria de cultura com base em modelos bem sucedidos em outras cidades e comoalgo ainda inédito em Sete lagoas.

Uma secretaria que num primeiro momento funcione com sua ouvidoria a todo vapor , acolhendo os anseios e idéias dos artistas, produtores e gestores culturais da cidade.

Neste exercício de se pensar o futuro e "sonhar o sonho impossível" podemos imaginar uma secretaria como acolhedora, fomentadora e semeadora de projetos oriundos das camadas culturais populares.

Projetos que vem sendo desconsiderados e desprezados por secretarias altistas e arrogantes, totalmente divorciadas de nossa realidade cotidiana.

Assim como "todo artista tem que ir onde o povo está", uma secretaria de cultura que se tem que ir onde o artista está e ajudá-lo a conduzir sua obra até este povo.

Relegar a culturaa segundo e terceiro planos é condenar uma cidadeao ostracismo e a desertificação cultural.

Remanejar verbas culturais é uma pratica condenável, própria de governos que não pensam a cidade como entidade coletivaconstruída pelo Homem e para o Homem.

A prosperidade não pode abrir mão de valores culturais de uma comunidade, sob o risco de se criar zonas urbanas degradadas e vulneráveis aos ataques especulativos de interesses menores e mesquinhos.

Uma cultura bem produzida e trabalhada pode amenizar este cenário que já domina algumas de nossas cidades, e que tanto nos assusta.

Pode criar oportunidades com qualidade de vida e servir de contraponto ao avanço irresponsável do "lucro a qualquer preço".

Numa sociedade com consciência cultural, ecológica e social em pleno desenvolvimento, o capital pode ser o parceiro inteligente e construtivo, catalisador do crescimento com qualidade de vida.

Uma secretaria de cultura pode ser realmente esta engrenagem caótica e ineficiente de repostas aos desmandos políticos e apadrinhamentos,mas pode também (quem sabe?), ser construída com uma engenharia mais moderna e eficiente para se atender aos melhores anseios e necessidades de uma cultura que serve e engrandece uma sociedade.

Joao Drummond

Cônsul de Poetas Del Mundo

Membro do Clube de letras

E do Tático Cultural.