FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA

MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

PROF. DR.ENOK FERREIRA SOUZA - PHD

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

ATIVIDADE AVALIATIVA – RESUMO: Resenha Crítica do Filme:

“CHAT - a sala negra”

MESTRANDO (A): MARLETE DE MORAIS MARTINS VIEIRA

SANTA RITA DO ARAGUAIA - GO

FEVEREIRO DE 2013

O filme "Chat a Sala Negra" nos mostra, por meio desses cinco jovens: William - Aaron Johnson, Eva - Imogen Poots, Jim - Matthew Beard, Emily - Hannah Murray, e Mo - Daniel Kaluuya; que participam da trama, cuja, se nota de uma forma explícita a teoria do dominador e do dominado.

No filme o jovem William, um garoto de 17 anos que se sente rejeitado pela família, especialmente por sua mãe e que tem seu irmão mais velho por quem ele nutre um ódio enorme. William é ciumento, vingativo e possui uma mente desonesta.

Eles se reúnem na sala de bate-papo chamada “Quebra tudo”, os jovens sem malícia se deixam envolver pelo visionário William, que apresenta traços típicos de dupla personalidade, pois em seu lar demonstra ser um jovem tímido e isolado e com seus amigos ele é dissimulado, por se mostrar diariamente uma pessoa simpática e envolvente, porém ele usa esse artifício com a finalidade de observar os seus companheiros de sala de bate-papo, tendo como intuito de conquistá-los e descobrir o ponto fraco dos mesmos. Então, para que isso se concretizasse ele assume uma postura sempre fria, sendo interesseiro e ao mesmo persuasivo. Desta forma, os demais adolescentes, participantes da sala “Quebra Tudo” Eva, Jim, Emily e Mo, que se encontram com inúmeros problemas psicólógicos e também familiares se tornam cada vez mais dependentes do sádico William, de modo a se tornarem meros objetos dos tenebrosos desejos deste jovem psicopata.

 Para dar maior veracidade ao assunto abordado no enredo do filme em estudo é possível mencionar que, a Teoria do Temperamento foi criada pelo pai da medicina, Hipócrates , em meados do século V a. C e disseminou como teoria médica.  Este teórico afirma que há quatro humores básicos: sangue, fleuma (linfa, soro, muco nasal e intestinal, saliva), bile amarela e atrabile ou bile negra (considerada como secreção do pâncreas) correspondentes aos quatro elementos do macrocosmo. Neste sentido, é; a partir do humor predominante que se distingue quatros conhecidos temperamentos: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.

Partindo do pressuposto teórico apresentado pelo autor citado acima é possível descrever que o temperamento pode ser entendido como sendo a capacidade de resposta, capacidade individual e característica, que possui a disposição para as reações sentimentais e apetitivas de ordem sensitiva. É evidente que estas apresentam muitas diferenças individuais; se desenvolvem com facilidade ou dificuldade, são enérgicas ou débeis, aumentam ou diminuem com rapidez ou lentidão, sendo elas facilmente mutáveis ou estáveis.  Contudo, é relevante inferir que, o temperamento é hereditário e caracteriza um indivíduo do ponto de vista "constitucional" ou orgânico, enquanto que o caráter é individual e caracteriza o indivíduo do ponto de vista psicológico.

Ao fazer a análise dos personagens do filme "Chat a Sala Negra” é possível notar que, o personagem principal William apresenta dois tipos de temperamento: o fleumático, por nutrir sentimento de vingança e sentir bastante ciúme do seu irmão mais velho e por quem ele nutre um ódio enorme; e também colérico, pois ele reage fortemente ante aos problemas psicológicos enfrentados por ele, devido à degradação familiar; além disso, quando entra na sala “Quebra tudo” para conversar com seus amigos tem uma postura sarcástica, e com muita eficiência nas suas decisões, o que o torna prepotente e ardiloso, para que possa conseguir a total dominação dos outros participantes desta sala.

Mo um dos adolescentes participante da sala de bate-papo criada por William apresenta traços característicos da personalidade que envolve o temperamento sangüíneo por ser ele um indivíduo analítico abnegado e introvertido. A marca da sua personalidade sangüínea é mostrada durante a passagem da história quando ele deixa transparecer sua hostilidade em dados momentos perante as atitudes de William.

A jovem Emily é uma adolescente deprimida, indecisa e problemática, sendo o seu temperamento muito triste, que são traços dos indivíduos melancólicos. E quando recebe incentivo para montar uma sala que caracterizasse sua individualidade escolhe cores escuras e figuras históricas sérias e antiquadas, que nada representavam à jovem que ela era. Com o passar do tempo Emily deixa um pouco de lado o seu temperamento melancólico e se transforma em uma pessoa alegre, pois pode reencontrar-se com os laços familiares; fato que evidencia nesta jovem um traço característico da personalidade sangüínea

Eva demonstra ser uma jovem bastante inteligente, contente e extrovertida, quer estar entre os amigos, mas aos poucos vai se chateando com eles, diz o que vem à cabeça e sobre o que vê; não se preocupa se vai magoar o outro ou não. E tem prazer em controlar a situação perante o grupo, escolhe materiais alegres, ambientes coloridos e animados. E quando é estimulada a idealizar uma sala que retratasse seu comportamento, cria um espaço jovem, cheio de cores e bastante alegre e musical, com suas atitudes seus traços fleumáticos e sanguíneos são manifestos.

O jovem Jim apresenta um comportamento, em que se predomina o temperamento melancólico, pois ele é um menino que apresenta um estado de depressão, em que se deixa abater pelas suas condições mórbidas mentais. Diante de tamanha fraqueza Jim deixa se dominar pelas as perspicazes apelações de William, que pretende fazê-lo acabar com sua própria vida, acreditando que somente a prática do suicídio colocaria fim aos problemas pessoais e emocionais.

Ao término desta análise do filme "Chat a Sala Negra" é possível inferir como as redes sociais podem influenciar na vida dos adolescentes, apesar de a internet ser uma rica fonte de informação, que disponibiliza acessos aos mais diferentes conteúdos para multidões de pessoas, também podem trazer problemas por ser um mundo virtual onde ninguém é de ninguém. No desencadear do filme é mostrado ainda como as pessoas podem se encobrir diante de figuras cibernéticas irreais. 

Referências Bibliográficas:

http://www.baixarfilmesdublados.net. Acessado em 13/04/2013.

http://amigasentrelivros.blogspot.com.br. Acessado em 13/04/2013.

http://bocadoinferno.com/criticas. Acessado em 13/04/2013.