O filme começa com uma grande camada de geleira na Antártica sendo dividida ao meio causando um imenso acidente na geleira. O climatologista Jack alerta aos governantes sobre uma catástrofe ambiental, de aproximadamente 100 anos, mas ele não é ouvido. Na escócia no centro de pesquisa climática a bóia 4311 detecta uma temperatura de 13 graus mais eles acreditam que só era um defeito.
As catástrofes começaram a causar: chuva de granizo, furacões e muita neve. Quando o filho de Jack que se chama Sam tinha chegado à Nova York com seus amigos para a competição escolar já se dava para notar que os animais já sentiam a futura catástrofe.
Jack em sua casa a noite recebeu uma ligação do professor Tony Rapson que diz que uma das bóias sofreu uma temperatura de 13 graus e ele afirma que eles acharam que era um defeito e Jack diz que ele não achava que aconteceria tão cedo.
Em Los Angeles começa a aparecer uma série de fortes tornados em seguida destroem prédios casas automóveis e até o letreiro de Hollywood.
Jack afirma que o derretimento das calotas polares adiciona uma enorme quantidade de água doce nos oceanos e rompe o equilíbrio das correntes que estabilizam os sistemas climáticos, ele também diz que essas catástrofes vão piorar.
Em Nova York ondas gigantescas imundam a cidade a maioria dos cidadãos tentam se refugiar para a biblioteca para melhor sobrevivência. Após muito tempo de catástrofes a população foge para o sul para se afastar da grade camada de neve cobrindo todo o hemisfério norte.
Jack sai em busca do filho mas desconfia de que Sam não teria sobrevivido, quando chega se assusta ao ver a biblioteca quase toda coberta pela neve. Ele entra na biblioteca e é com grande alívio que encontra seu filho vivo, apesar de ter morrido milhares de pessoas.

Após saber que encontraram um grupo de sobreviventes o presidente do EUA anuncia que mandará resgatar todos os sobreviventes do hemisfério norte.

"O filme mostra o aquecimento global provocando o resfriamento global".