BARROS, Alessandra Pontes; PAULA, Jessica Vicente de; SOUSA, Maria Deuzirene Carvalho; CHAVES, Ozinei dos Santos. O filme: Mentes Perigosas, 2012. 

1.  CREDENCIAIS DOS AUTORES

Livro relacionado:

Graduandos do Curso de Pedagogia da UNICEL – Faculdade Literatus da cidade de Manaus – AM. 

2.  RESUMO DA OBRA

O filme MentesPerigosas conta a história verídica da ex-fuzileira naval e
 professora Louanne Johnson. Sua trajetória em uma escola norte-americana de Ensino Médio para alunos muito capazes, porém, com grandes problemas sociais é abordada.

Ao se deparar com esses alunos problemáticos e sem interesse em se dedicar aos estudos, ela, que a princípio mantinha uma postura tradicional de ensino, percebe que precisa reformular sua prática pedagógica para criar um vínculo com seus alunos, a fim de motivá-los.

Ao transformar radicalmente a sua atitude dentro de sala de aula, trazendo para suas aulas assuntos relevantes à realidade de mundo de seus alunos, ela enfrenta automaticamente a resistência da direção da escola que insiste na idéia de que os alunos devem, exclusivamente, se deter ao programa educacional pré-estabelecido, e jamais participar de atividades que não forem relacionadas a ele. Contudo, Louanne não se intimida e decide enfrentar esse sistema tradicional de educação, fazendo uso da poesia como meio de incentivar seus alunos a refletirem sobre a dura situação social na qual se encontram.

A primeira cena do filme relacionada ao processo ensino e aprendizagem é a que Louanne aproveita o fato de ser ex-militar e saber caratê para motivar os alunos, e com isso conseguir a atenção deles. Com essa dinâmica ela mostra que para ocorrer o processo de ensino aprendizagem é preciso um envolvimento de ambas as partes, ou seja, professor e aluno. Uma escola como a do filme, e muitas outras que existem hoje, não está nem um pouco interessada em que contexto ou realidade o aluno vive. Ignora qualquer fator seja ele, social, econômico ou cultural. Na cena em que ela propõe aos alunos que analisem poesias, ela quer nada mais que despertá-los para uma reflexão crítica da realidade em que estão inseridos.

Por isso, pode-se dizer que o êxito do procedimento didático só será eficaz se a ação pedagógica intervier na realidade dos educandos, ou seja, a escola, os professores, tem que buscar parcerias com a família, com a comunidade. O professor tem que ter proximidade com seus alunos para poder diagnosticar suas dificuldades, facilitar a aprendizagem, empregando técnicas variadas de ensino, buscar o aluno que tem problema, chamar a família para trabalhar em parceria, mostrar e relacionar o porquê do aluno aprender determinado conteúdo, relacionar sempre a teoria com a prática. Pois, o professor para ser educador tem que ter compromisso com a educação, tem que ser um mediador e facilitador do ensino para que os alunos aprendam.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

No fazer pedagógico, o professor precisa questionar a própria prática pedagógica, como fez Louanne, quando percebeu que seus métodos de ensino não deram certo. Louanne encontra seu maior desafio, seu aluno mais problemático, Emílio Ramirez está sendo ameaçado de morte. A professora então o leva para sua casa, embora soubesse que tal atitude fosse contra a ética profissional e colocasse em risco até mesmo sua própria vida. Ela o aconselha a denunciar o agressor que é usuário de drogas. No dia seguinte ele decide procurar o diretor da escola para fazer a denúncia, mas o diretor num gesto autoritário não o recebe pelo simples fato dele não ter batido na porta. Quando a professora chega à escola descobre o acontecido e resolve ir atrás de Emílio. Logo, o encontra e ambos decidem procurar o agressor para tentar convencê-lo de que o ato que ele pretende consumar só piorará sua situação. Após um longo e decisivo diálogo o aluno é convencido de que está errado. Finalmente aceita ajuda e é encaminhado para uma clínica de reabilitação.

A partir das atitudes da professora, tanto Emílio quanto o restante da turma reconheceram que só poderiam tentar mudar a realidade em que viviam se buscassem conhecimento.