Ao analisar a obra de Dewey (1978) em que aborda a temática “Vida e Educação” discutindo a questão da educação e a relação com a criança, o autor discorre logo no inicio a educação como reconstrução da experiência. Para Dewey, somente a educação é capaz de propiciar ao sujeito condições viáveis para que ele possa se reinventar, se reconstruir, através da reflexão, da reconstrução, pois, “A multiplicidade e variedade dessas relações o fazem essencialmente precário, instável, e o obrigam a perpétua transformação” (p. 13).

Entendendo a educação e a direção que lhe é dado através do processo educativo, o autor coloca que “a educação é o processo pelo qual a criança cresce, desenvolve-se, amadurece” (DEWEY, 11978, p. 21). Cabe ressaltar ainda que seja através da reconstrução, da experiência e do objetivo é que almejamos algo, ou seja, através do tripé, do processo de socialização, reconstrução e educação. Renovar-se através do percurso em que estará trilhando, assim como o teórico aponta: “Essa reconstrução propõe-se, com efeito, a aumentar, sempre e sempre, o conteúdo e a significação social da experiência, e a desenvolver a capacidade dos indivíduos para agir como diretores conscientes dessa reorganização” (p. 31).

Outra questão bastante significativa em que o autor coloca é A Escola e a construção da experiência, onde o autor analisa o fato de como aprendemos algo. Para ele, devemos ter consciência de sabermos de fato o que é um método e matéria. Mas matérias segundo Dewey transformam-se em uma classificação de fatos e princípios, já o método é a exposição dos processos e modos pelos quais uma determinada matéria podem ser melhor analisada. Ou seja, aprender na visão do autor, é adquirir um novo de ver, de agir, um novo comportamento de nosso organismo.

Em síntese, a educação pautada nos princípios de instrução do sujeito educa e deve educar com uma visão ampla a proporcionar ao aluno o desenvolvimento de suas faculdades intelectuais, através da experiência do docente, o que faz com que a cada ação de sua pratica ocorra novas transformações.