FILHO, Vitório Tonetto; e
FREGONESI, Mariana Simões Ferraz do Amaral.

O artigo foi escrito pelos autores: Mariana Simões Ferras do Amaral Fregonesi que é graduada em Administração pela USP (2000), possui MBA em Contabilidade, Auditoria e Planejamento Tributário (2003), é mestre em Controladoria e Contabilidade pela USP (2005) e fez doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (2009); e Vitório Tonetto Filho que é graduado em ciências contábeis pela USP (2012) e mestre em Controladoria e Contabilidade também pela USP.
Este artigo apresentou um comparativo das variações dos índices de endividamento, liquidez e divulgação das informações financeiras, dos anos de 2007 e 2008 com base na adoção das normas internacionais da contabilidade das empresas do setor de alimentos processados. Com isso, foi possível investigar o impacto das mudanças no passivo. Teve como objetivos: analisar a variação dos níveis de liquidez e endividamento dessas empresas (anos base 2007); e analisar o nível de divulgação dos instrumentos financeiros das mesmas. Foi concluído que as empresas ainda não estavam seguindo totalmente as normas internacionais da contabilidade, portanto os impactos não foram relevantes nos índices analisados e também foi constatado que as empresas não cumpriram com as divulgações previstas na lei, ficando abaixo de 50% este índice.
Foi elaborado em um momento de transição da aplicação das normas internacionais da contabilidade e analisou as empresas do setor de alimentos processados, onde teve um referencial teórico rico que apontou que as análises estavam de acordo com as normas e que as empresas do setor, que não estavam seguindo as mesmas.
Como as mudanças na contabilidade ocorrem quase que diariamente os autores deixaram claro que poderiam ser feitos novos comparativos de anos
posteriores ao de 2008. Com isso, provavelmente seria possível obter uma variação maior nos mesmos índices na qual foram estudados pelos autores.
Concluindo, os autores trabalharam muito bem em suas análises e utilizaram uma ampla fonte bibliográfica, o que enriqueceu o artigo e deixou-o com informações precisas e significativas em relação ao tema abordado. Mesmo o leitor não tendo conhecimento das obras utilizadas como fonte para a construção do artigo ficou claro que as informações que ali continham haviam um estudo por trás.

Júnior Paz Dorneles, acadêmico do curso de Ciências Contábeis.