INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS - IAESB

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS - FASB

CURSO DE ENFERMAGEM

ALVARO HENRIQUE MARQUES BOMFIM

LUIZ FELIPE LISBOA RIOS

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTAGIO

 

 

 

 

Barreiras-BA

2013

 

 

ÁLVARO HENRIQUE MARQUES BOMFIM

LUIZ FELIPE LISBOA RIOS

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTAGIO

 

 

 

 

 

Relatório de estagio apresentado à Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), como requisito parcial de avaliação da disciplina do Estagio curricular II, sob a orientação da professora Carine Jamile e Luciana Ângelo Leal da Costa.

 

 

 

Barreiras-BA

Sumário

1.0        INTRODUÇÃO.. 4

2.0        DESENVOLVIMENTO.. 5

2.1        Descrição das atividades desenvolvidas. 5

2.2        Resultados e discussão da intervenção. 6

3.0        CONSIDERAÇÕES FINAIS.. 8

4.0        BIBLIOGRAFIA.. 9

1.0 INTRODUÇÃO;

O estagio realizado pelo grupo B do 8º semestre de enfermagem da FASB do ano de 2013 no primeiro momento realizado no PSF da Morada da Lua de Cima com a professora Luciana Ângelo que se estendeu no              período                                                               , e no segundo período de 24 de setembro a 27 de novembro no PACS Hans Werner que funciona na rede publica, tendo como supervisora a professora Carine Jamile, tendo como campo de estagio as atividades do enfermeiro no PACS, podendo se desenvolver e ampliar conhecimentos teóricos e habilidades pratica decorrentes da aérea.

Na determinada unidade foi possível realizar atividades que competem ao cargo dos enfermeiros, desde a solicitação de material básico, como medicação material de limpeza da unidade, consulta de enfermagem prescrição de medicamentos, realização da coleta do teste da mamãezinha, PCCU, orientação as pacientes e comunidade, na tentativa de sensibilizar a mesma uma vez que é nosso principal foco, além de encaminhamento, interno e externo, prescrição de medição que são de competência da classe e orientação de como utilizar e dispensa de medicação.

A instituição está situada na vila Amorim, sendo a mesma dividida em salas de atendimento de enfermagem, medica, odontológica, de triagem, de palestras e reuniões, copa, recepção, uma pequena sala para macacão de procedimentos direto com a central de regulação que também funciona como farmácia, sala de vacina e sanitários para pacientes.

2.0 DESENVOLVIMENTO

 

2.1 Descrição das atividades desenvolvidas

As atividades desenvolvidas no campo de estagio foram amplas, aplicadas de forma correta e sob a supervisão da responsável de forma que não veio oferecer riscos para o cliente e para os funcionários da instituição.

Nas unidades onde foi realizado o estagio podemos desenvolver de forma que na integra conhecimentos adquiridos na sala de aula de, forma pratica o que nos deu a capacidade de consolidar conhecimento, fazendo assim de fato que o mesmo se transforme em aprendizado. Foi realizado no primeiro momento junto com a professora Luciana Ângelo na unidade de PSF da Morada da Lua de Cima, onde foi realizada coleta de PCCU onde deve se realizar toda a orientação da mulher sobre higiene intima, sobre sexo segura ainda nessa oportunidade, deve-se estimular que a paciente demonstre se estar fazendo ou se deseja fazer, o planejamento, familiar para que evite gravidez indesejada alem de doenças sexualmente transmissível, já que sempre deve-se orientar a contracepção combinada, códon ou preservativo feminino mais outro ACO, trimestral, mensal.

Também ainda no primeiro momento com a professora Luciana Ângelo, podemos realizar curativos diversos em pé diabéticos, queimaduras de primeiro grau, feridas limpas, dentre outros, foi também de muita valia a experiências de realizar consultas puerperal, pré-natal, de planejamento familiar, dispensa de medicamentos dentre outras atividades para um melhor reconhecimento de como de fato funciona uma unidade básica de saúde.

No segundo momento já com a professora Carine Jamile, tivemos que acompanha uma unidade diferenciada que de inicio nos recebeu com um olhar diferente, do que já estávamos acostumados, assim como o de que esse povo está fazendo aqui? Porém com o passa dos dias e semanas perceberam que ali estávamos para aprender e sugar deles tudo o que nos fora de interesse mais também de forma que possível ajudar ao maximo no que fora de nossa competência, aumentando assim de forma considerável as consulta de enfermagem, acompanhamento da puericultura que até então era mínimo, consulta pré-natal, coletar e avaliação de resultado de PCCU, planejamento familiar, abordagem sindromica com tratamento assim que possível de casos suspeitos ou confirmados de IST´s ou mesmo vaginoses,  com prescrição de medicamentos que são de nossa competência ou caso contrario encaminhar com todas as orientações as instituições de competência.

Também foram realizadas palestras interventivas para acompanhantes e pacientes que estavam a espera de seus familiares ou para serem atendidos foram vários temas que normalmente de forma estratégica estavam sempre, ligados aos procedimentos que provavelmente os que ali estavam, a espera por atendimento se interessariam, a exemplo aleitamento materno no dia de puericultura, métodos contraceptivos no dia de planejamento familiar, diabetes gestacional no de pré-natal, o que fez com que tivéssemos bons resultados com os pacientes os principais alvos do nosso trabalho.  

2.2 Resultados e discussão da intervenção

A intervenção realizada teve por objetivo ministrar uma palestra para os profissionais da recepção, limpeza e técnicos de enfermagem sobre a importância da educação continuada na saúde.

Quando se refere à educação continuada, ou seja, educação intramuros para alguns autores, DILLY & JESUS (1995) referem que a educação intramuros do funcionário deve ser um processo que propicie conhecimentos, capacitando-o para a execução adequada do trabalho e que prepare esse funcionário para futuras oportunidades de ascensão profissional, objetivando tanto o seu crescimento pessoal quanto o profissional.

SILVA et al. (1986) relata a educação continuada como um conjunto de práticas educacionais planejadas no sentido de promover oportunidades para o desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional. Ela deve ser uma constante troca de experiências, envolvendo toda a equipe e a organização em que está inserida.

Já para DILLY & JESUS (1995) a educação continuada é uma maneira mais ampla, tendo a mesma “... como um processo que se confunde com a própria vida, sendo que na área da enfermagem tem de ser reservado o uso do termo para designar o conjunto de práticas educacionais que visem a melhorar e a atualizar a capacidade do indivíduo, oportunizando o desenvolvimento do funcionário e sua participação eficaz na vida institucional” (p. 92).

Reforçando o conceito de educação continuada SOUZA (1993), refere também, que a educação continuada nas instituições deve acompanhar o profissional desde a sua inserção, fazendo-o adaptar-se à mesma e dando-lhe condições de prosseguir no seu desempenho profissional, mantendo sua prática relevante e orientada, valorizando o seu fazer diário e transformando-o em trabalho de comunicação científica.

A intervenção de educação continuada foi feita como, sala de espera que anteriormente tinha sido realizado com os pacientes que obteve resultados positivos e despertou interesse em buscar aprendizado nos ouvintes que dirigiram a atenção esperada nas palestras ministradas despertando dessa forma uma maior vontade dos profissionais em capacitar-se cada vez mais oferecendo assim um melhor atendimento a comunidade e gerando uma maior satisfação pessoal e profissional com a certeza de dever comprido.

3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Durante o decorrido estagio pode observar e concluir que a rotina da unidade se diferencia da rotina dos setores intra-hospitalares, tratando-se de atividades de alta relevância curricular, e de importância também no aprendizado dos acadêmicos.

Tendo em vista uma boa colaboração e aceitação dos profissionais da unidade com os alunos, foi possível desenvolver as atividades praticas de maneira confortável e segura para ambos. Quanto a parte que é de competência da enfermagem podemos analisar com bons olhos em nos dois momentos de estagio e se fez disposta em todos os momentos apoiando e subsidiando o desenvolver das atividades realizadas pelos alunos, buscando corrigir os pontos falhos.

Gerando dessa forma um estagio muito proveitoso a todos os que neles estavam envolvidos, produzindo dessa forma conhecimento, consolidado e duradouro, para formar enfermeiros mais compromissados com os pacientes e sua comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.0 BIBLIOGRAFIA

 

DILLY, C.M.L.; JESUS, M.C.P.de. Processo educativo em enfermagem: das concepções pedagógicas à prática profissional. São Paulo: Robe, 1995. Cap. 2, p. 51-122: Situações de ensino em enfermagem.

SILVA, A.L.C. et al. Reativação do serviço de educação continuada da divisão de enfermagem do Hospital Prof. Edgard Santos: relato de experiência. Rev.Bras. Enfermagem, Brasília, n. 39, v. 1, p. 71-78, jan./mar. 1986.

 SOUZA, M.B.B. de. A gênese da educação continuada em enfermagem e seu percurso histórico no HCRP/USP–1956-1986. Ribeirão Preto, 1993. 203p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.