O petróleo é cada vez mais estratégico para as nações


Em vários países, a sociedade se organiza para preservar suas riquezas naturais.
Recentemente, na Bolívia, a população foi às ruas defender a nacionalização das reservas estratégicas de gás natural. E conseguiram.
Nos EUA, houve também uma intensa mobilização, com participação, inclusive dos parlamentares, para impedir a venda da petrolífera Unocal para uma estatal chinesa. Mesmo sendo a Unocal uma empresa privada, a negociação foi suspensa com a justificativa de que ameaçava a segurança nacional.
No Brasil atua-se de forma inversa. Em vez de defender e preservar o que é nosso, governantes que "isolam o poder" e e monopolizaram decisões, colocaram à venda blocos de petróleo e gás natural, com alto potencial de produção. E acima de tudo, sem o consentimento dos verdadeiros donos, a nação brasileira.
Quem domina a exploração e produção de petróleo mantém sua soberania. Vender reservas para empresas estrangeiras é entregar um patrimônio que é de todos os brasileiros. Para outros países, isso é uma ameaça à segurança nacional. As conseqüências serão colocar o Brasil na condição de "exportador" de um produto que tem em grande quantidade em seus limites territoriais, o que viria a ser uma ameaça à balança comercial no tocante às remessas de capital que irão para fora (caso aconteça). Iríamos comprar de estrangeiros, riquezas extraídas em nosso território.



Enorme reserva de petróleo descoberta
Pré-sal
Possibilidades para um Brasil 1º Mundo

Notícia divulgada pela imprensa em meados de 2007

A Petrobras descobriu a maior reserva de petróleo no Brasil em plena crise do produto, com valor do barril de fóssil beirando 100 dólares. As reservas já comprovadas são estimadas entre 70 a 80 bilhões de barris, o que colocaria tranquilamente o Brasil entre os dezmaiorespossuidores de petróleo. A questão que se eleva é que o petróleo foi encontrado em um nível de profundidade de perfuração de mais de cinco mil metros, após perfurar uma lâmina d´água de dois mil metros, e sob uma camada chamada pré-sal, ou seja, após passar sob um piso de sal de mais de 700 metros de espessura. A chamada camada pré-sal se estende por 800 km, que engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos).
O Brasil, segundo propaganda da Petrobras e do governo brasileiro, é o detentor de tecnologia de pesquisa em águas ultra profunda e encontra-se entre as maiores empresas de petróleo do mundo.

O Brasil é um país de dimensões continentais e conta com uma das maiores áreas de bacias sedimentares do mundo, com uma extensão total de aproximadamente 7,5 milhões de km². As bacias terrestres compreendem aproximadamente a dois terços desse total, ou 5 milhões de km², distribuídas em dezenas de bacias ainda inexploradas e outras já em produção.
Rio Oil & Gas Expo and Conference 2008


Bacias Sedimentares: As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície da Terra através do tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.



Segundo o diretor-geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Haroldo Lima, "... (apud Folha Online, 12/2008), foram mapeados 500 possíveis poços no pré-sal". O diretor informou ainda que foram leiloados 42% dos blocos incluídos na área da camada pré-sal. E que as reservas do pré-sal podem ultrapassar 100 bilhões de barris.
"Sair das reservas atuais, que ultrapassam dos 14 bilhões de barris, para este volume, é uma mudança tão grande e tão profunda que não só modifica o panorama da geopolítica mundial do petróleo como coloca o Brasil numa perspectiva completamente nova do ponto de vista de serviço e de base industrial", afirmou (apud Online, 12/2008).

Frente aos leilões dos poços de petróleo do país e o silêncio por omissão de nossos governo, o Fórum Nacional contra a Privatização do Petróleo e Gás, que reúne dezenas de entidades como (Sindipetro-RJ, Sindipetro-Litoral Paulista, MST- (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados), FIST (Federação Internacionalista dos Sem Teto), FOE (Frente de Oposição de Esquerda da União Nacional dos Estudantes), as centrais sindicais Conlutas, Intersindical e CUT, a FUP (Federação Única dos Petroleiros) e FNP (Frente Nacional dos Petroleiros), o Centro Estudantil de Santos, Movimento dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro) se unem em prol da campanha "O Petróleo tem que ser nosso".
Segundo Fernando Siqueira, a Lei do Petróleo, 9478/97, está com incoerências que precisam ser eliminadas. Por exemplo: os artigos 3º e 21º rezam que as jazidas e o produto da exploração delas pertencem à União, consoante com a Constituição Federal. Mas o artigo 26 diz que quem produzir o petróleo é dono dele. Este artigo é fruto de lobby sobre o Congresso Nacional; (em outras palavras: traição à pátria). Já a lei 9478/97 estabelece que a União terá uma Participação Especial pelas concessionárias. O Decreto 2705, de 1998, estabelece esta participação num patamar absurdamente baixo. Para águas profundas, a participação varia de 0 a 40%. No mundo, os países exportadores recebem, em média, 84% a título de Participação Especial.

Manifestantes foram espancados e presos durante manifestação no Rio contra o leilão do petróleo. Cerca de 50 pessoas feridas e três detidas. Esse é o saldo deixado pela violenta reação da polícia militar do Rio de Janeiro e da Guarda Municipal, durante uma manifestação pacífica, ocorrida por volta de meio dia (18/12/2008), em protesto contra a 10ª Rodada de Licitação do Petróleo. Com esta bandeira foi eleito o presidente Lula. O que o Ministério de Minas e Energias, o Senhor Presidente Lula, O Congresso Nacional e Senado estão fazendo para salvar as riquezas da nação de interesses estrangeiros? Ou estão somando para tal ato na partinha do "bolo"?
Frente ao episódio, veja o que diz um dos detidos, o coordenador do Sindipetro-RJ, Emanuel Chancella, (apud Online): "Nós acabamos de viver um momento que remonta à sombria época da ditadura militar".
As reservas de petróleos americanas estão estimadas em 7 anos, isso é comprometedor para a economia de um país, especialmente para sua balança comercial.
O Brasil está progredindo ? tanto em riquezas como tecnologia, mas falando neste bendito ouro-negro, devemos nos precaver ao fato que, todos os olhos (gananciosos) do mundo se voltaram para nós. Para alguns, esta descoberta é uma "faca de dois gumes".
A ideia de criar uma estatal para o pré-sal, apesar da existência da Petrobras é uma excelente saída.
É um ato de proteção ao patrimônio dos brasileiros, pois 37% das ações da Petrobras pertencem a estrangeiros; e integrar essa enorme riqueza à Petrobras é "entregar" a estranhos e contribuir para a concentração de renda, que entre outros itens, é uma alimentadora de pobreza. As idéias iniciais do governo, reveladas na imprensa era, a partir do Pré-sal, criar o fundo, onde seriam depositados todos os lucros obtidos com a nova exploração. E seríamos todos nós brasileiros que iríamos ganhar com todo esse processo evolutivo (produção-distribuição-lucro). Segundo o governo Lula e sua equipe, os rendimentos do pré-sal seriam investidos na educação do país, combate a pobreza, ciência, tecnologia e pesquisa.
? A Petrobrás anunciou em 27 de dezembro/2005 a descoberta de um campo gigante de petróleo ao sul da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O campo BC-20, ou Papa-Terra, tem reservas potenciais de 700 milhões a um bilhão de barris de óleo, quase 10% das reservas nacionais somadas.
? A Petrobras informou, por meio de nota à imprensa, que seu valor de mercado em 2005 cresceu 70% em relação a 2004.
? Só para se ter uma ideia, a 140 dólares o barril, isto representa uma riqueza de US$ 14 trilhões, que pertence ao povo Brasileiro (o pré-sal).
? A Petrobras atingiu, no mês de outubro (2008), o recorde de exportação de 574 mil barris por dia de petróleo nacional, totalizando 17 milhões e 806 mil barris no mês. Esse recorde superou a marca anterior em 42 mil barris por dia, em abril de 2008. Imagine o potencial que será com a reserva do Pré-Sal, se até lá nossos governos não entregarem aos estrangeiros (multinacionais e setor privado da elite burguesa do país).

Para Fernando Siqueira (24 de julho, 2008), o Brasil não pode abrir mão de uma riqueza desta ordem tendo 60 milhões de miseráveis, um sistema de saúde caótico, uma educação vergonhosa, uma infra-estrutur e um desenvolvimento muito aquém do seu potencial.

Ato pela nacionalização das reservas de petróleo e gás no Brasil
Por RIO DE JANEIRO 26/11/2006
As reservas brasileiras vem sendo vendidas todos os anos por meio de leilões promovidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), desde a quebra do monopólio estatal do petróleo, conquistado com o maior movimento de massas da história do país, a campanha "O Petróleo é Nosso". O monopólio foi quebrado por FHC, em 97, com a Emenda Constitucional N. 9,e depois regulamentado com a Lei do Petróleo (Lei 9.478), que permitiu as empresas estrangeiras explorar e exportar nosso petróleo - e que deu origem aos leilões. A Oitava Rodada de Licitações da ANP foi marcada em (28 e 29/11/2006), no Hotel Copacabana Palace.
Para Frei Beto, (in O petróleo será nosso?, 12/2008), A lei 9.478 de iniciativa do governo FHC, quebrou o monopólio estatal da exploração e produção de petróleo, abriu o capital da Petrobras (privatizou-a, parcialmente, ao vender 30% de suas ações na bolsa de Nova York) e permitiu a entrada de transnacionais para explorar petróleo e gás do Brasil.
O Governo Lula manteve os leilões anuais das áreas de exploração do petróleo - introduzidos pelo Governo FHC -, que transfere parte destas áreas nacionais para empresas multinacionais. Os movimentos sociais, especialmente o movimento dos petroleiros, se mobilizam todos os anos para impedir este leilão, mas o governo o mantém. A inflação, preocupação do governo, em grande parte é cotada no aumento dos combustíveis. Imagine uma Petrobrás privatizada! Iríamos comprar petróleo (extraído de nossos território) de estrangeiros que se apropriariam de nossas reservas. Resultado: não teremos autonomia ou controle para equilibrar nossa economia e a grande remessa de lucros: enviada para fora do país com nossas riquezas (como acontece com a Vale do Rio Doce, hoje privatizada, na qual 64,9% das preferenciais pertencem a acionistas estrangeiros).
Pra Frei Betinho (12/2008), o governo federal já leiloou 711 blocos petrolíferos em áreas terrestres e marítimas, num total de 3.383 áreas colocadas em licitação. São 72 grupos econômicos privados atuando no país em atividades de exploração e produção de petróleo e gás, dos quaismetade de transnacionais, como Shell (anglo-holandesa) e repsol (espanhola). Cerca de 25% das reservas já identificadas no pré-sal, foram leiloadas a preços irrisórios, e já são propriedades de empresas privadas, inclusive estrangeiras.
A descoberta de petróleo na camada de pré-sal pode colocar o Brasil como detentor da terceira maior reserva do mundo, atrás somente da Arábia Saudita e Canadá. E, somadas às reservas da Venezuela, Equador e Bolívia, fortalecem a posição sul-americana em relação às potências econômicas do hemisfério norte.
Seis países controlam mais de 80% da oferta mundial de gás e petróleo: Arabia Saudita, Irã, Kuwait, Rússia, Venezuela e Iraque. À da Arábia Saudita e Kuwait, todos tem problemas políticos com os EUA.
Segundo Betinho, na guerra pelo petróleo no mundo, há um verdadeiro "vale-tudo". Empresas transnacionais manipulam meios de comunicação, corrompem governos (lobistas entreguistas) e utilizam forças militares (como na invasão do Iraque e na reativação da IV Frota do Comando naval dos EUA na América Latina) após o anúncio da descoberta do pré-sal.

Para garantir que as riquezas do pré-sal resultem em benefícios do povo brasileiro, e não apenas em lucros apropriados por empresas privadas, nacionais ou estrangeiras, estão sendo coletadas assinaturas para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de Lei de Iniciativa Popular, que consolide o monopólio estatal de petróleo, o fim das concessões para exploração das reservas brasileiras, a destinação social dessas riquezas e o fortalecimento da Petrobras enquanto empresa eminentemente pública. Para tornar-se um projeto de lei é preciso 1.3000.000 assinaturas, conforme previsto na Constituição. Modelo do abaixo assinado no site: WWW.presal.org.br http://www.presal.org.br .
Por Frei Betto.
Cargos estratégicos como presidente da ANP ou Petrobras não devem ser colocados em mãos de políticos lobistas que desenham a expropriação dessa riqueza dos seus 190 milhões de proprietários. Defender leilão do petróleo brasileiro às multinacionais estrangeiras ? que manifestam seu interesse em controlar as reservas do pré-sal estimadas em mais de 100 bilhões de barris de petróleo caracteriza-se como crime de traição à pátria, é questão de segurança nacional.

Cadê a autonomia e SOBERANIA do país para reverter essa lei que NOS tira o direito e controle sobre nossas riquezas naturais? Se o governo não se sente tão competente ou embasado de forças políticas para tal, determine um plebiscito ? conscientize o povo do prol e dos contras. E dê a ESTE a liberdade de escolher o destino deste país. E faça o mesmo com a CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) que foi privatizada sem o consentimento da nação em 1997 - a preço de corrupção, a qual detém as maiores reservas de minério do planeta (que se localizam no Brasil).
Ao mesmo tempo em que blocos de petróleo do pré-sal estão sendo expropriados a empresas transnacionais, estudiosos do setor estimam que a procura mundial por petróleo dobrará até 2020. (As reservas de petróleo dos EUA tem tempo estimado para 7 anos).
Ou seja: a procura aumenta, o preço sobe e o que é nosso está/ria nas mãos dos estrangeiros. Assim, perderíamos o direito de decidir sobre o nosso destino, sobre nossa economia...
Imaginem, então, uma crise mundial de petróleo. Os preços da gasolina, do diesel, do gás de cozinha e de plásticos fora de controle e a população, que já tinha dificuldades para comprar esses produtos, vendo a situação se agravar cada vez mais.
A Federação Única dos Petroleiros exige a suspensão imediata dos leilões realizados pela ANP e propõe um plebiscito para que a população dê sua opinião.
O controle e o destino das reservas de petróleo e a participação das empresas estrangeiras no setor de exploração e produção são questões que dizem respeito a cada um dos brasileiros. O que está em jogo são nossos empregos, políticas sociais e de geração de renda e o próprio desenvolvimento do país que depende dessas riquezas.
Sem derrubar o projeto de lei armado por FHC que privatiza/entrega os bens da nação sem consulta, o governo Lula dá continuidade à política do "entreguismo" em novos moldes.
"Petrosal Investidora" ou "Petrosal Gerenciadora" dos contratos de partilha de petróleo e gás do pré-sal que já são garantidas ao imperialismo, enorme parcela através dos "contratos de concessão".
Você sabia que...
Os EUA importam mais de 60% do combustível que consomem.
Petróleo e Minério

(Algumas adaptações e acréscimos por Adilson Motta)

Para Salantino (11/2006, in Internet), petróleo e minério não são riquezas potenciais. Riqueza potencial é a produção de bens e serviços, ou seja, riqueza é trabalho, cultura, tecnologia. De fato, o petróleo e o minério são apenas matérias primas, e matéria prima não é tudo na economia de um país. Para comprovar o que afirmo, aponto exemplos de países produtores de matérias primas e produtos primários que estão na pior situação: alta concentração de renda, alto índice de pobreza, alto índice de analfabetismo e outros altos e baixos... Em compensação, países como o Japão, que não possuem petróleo, nem reservas minerais para acionar suas multinacionais, mas possuem o mais importante: dinheiro para importá-lo de trouxas que possuem e não sabem o que fazer para se darem bem. Além disso, o Japão possui uma grande riqueza: desenvolvimento de tecnologia e o incentivo e fomento para indústria de exportação. Isso que é riqueza. E não o petróleo e outras matérias primas. Como prova do afirmativo, compare o PIB do Japão ? que em termos territoriais é menor que o estado do Maranhão em área territorial, é de US$ 4,22 trilhões - acima de R$ 8 trilhões (conforme cotação do dólar em 11/2008: R$ 2,23). Enquanto que o PIB do Brasil (2009) foi de apenas R$ 2.817,9 trilhões.Imagine: quão ricos seríamos, se usássemos o potencial de nossas riquezas naturais conjugado a um padrão de elevada tecnologia e acionássemos nossas indústrias para o mercado de exportação (produzindo bens e serviços) ? é isso que faz a diferença nos países ricos, sem esquecer, é claro a educação como meta parceira nesse processo e combate a corrupção. Doutro modo, só estaríamos aumentando o bolo para os corruptos. Confirmando o exposto, veja o que conclui o IBGE 2008, (apud Folha Online 11/2008):

Quase 80% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro é proveniente de apenas oito das 27 unidades da federação. São elas: São Paulo, Rio, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. (Contas Regionais 2008).
Fonte: Jornal O Povo, 12/2008.
Panorama atual da Petrobras

Em fevereiro de 2010, a Petrobras contava com 472 mil acionistas, incluindo aproximadamente 150 mil acionistas estrangeiros na NYSE através do programa ADRs (American Depositary Receipt). Deste total, 99.220 eram pessoas físicas, 21% da base acionária. Neste número não estão incluídos os cotistas do Fundo do FGTS, nem de clubes e outros fundos de ações, que representam cerca de 500 mil. (O Estado de São Paulo, 22/04/2010)
Hoje a União detém 32,2% do capital social da Petrobras. O restante está nas mãos do BNDES (7,6%) e de acionistas privados (60,2%), brasileiros e estrangeiros. (Fonte: WWW.camara.gov.br/ - 29/09/2009)

Segundo Carlos Lessa (in Revista Valor, 26/09/2007), mais de 40% do capital da companhia (Petrobras) está em ADRs no exterior. E que, ... a missão histórica da Petrobras não se reduz a servir a seus acionistas, nem a permitir as carreiras de seus funcionários.

Margareth Meneses em sua música "A resposta meu amigo está no ar" está certa quando diz:

"Talvez eu não esteja viva pra ver dia melhor! Mas com certeza, um filho, um sobrinho, um amigo, alguém vai ver... que esse país é uma jóia, é um tesouro no mundo..." que está sendo entregue e dilapidado na política do entreguísmo por lobistas e corruptos.

Você sabia...

Que o Brasil detém 12% das reservas auríferas do planeta.
E que a maior reserva de cassiterita do planeta está no Brasil, na região Norte.