Resenha do Livro: A Hora da Luta

 

Álvaro Cardoso Gomes, que nasceu na cidade de Batatais, interior de São Paulo, no dia 28 de Março de 1944. Conseguiu concluir seu curso secundário em Americana, aonde descobriu seu gosto pela escrita e também pela leitura. Tal cidade citada (Americana) foi marcada como cenário preferido na maioria de seus livros escritos. No ano de 1964, teve de trabalhar por um bom tempo como bancário para pagar seus estudos e formou-se no curso de letras em Português na Universidade de São Paulo. Estuda Literatura Portuguesa na USP, escreve diversas resenhas para um jornal que escreve desde 1996. Na revista Visão atuou como resenhista e deu aula na Universidade da Califórnia em Berkeley em 1983. Em São Paulo resolveu publicar seus livros como, por exemplo, “A Teia de Aranha” no ano de 1978. Obteve sucesso com jovens no livro “A Hora do Amor” em 1986 o qual lhe garantiu um caminho para seguir carreira escrevendo livros para este público-alvo.

O livro da editora FTD possui 192 páginas sendo lançado em 1998, é da literatura juvenil e aborda fatos marcantes no decorrer da história. O livro é bom para se ler interessante e desperta certa atenção em determinadas partes do contexto, explica muito bem o começo e o meio da história, porém o final é muito simples, não conta detalhes depois que Beto e Lúcia voltaram a se falar após a briga que ela teve com a tia. Os aspectos positivos são: fácil entendimento da história, leitura pouco cansativa, envolvente e alegre. Os aspectos negativos são: final mal explicado, certas partes desnecessárias para o entendimento. Ele repete em muitas partes do livro a mesma história e não fala muito sobre o movimento estudantil que é uma das partes que mais importam para dar continuidade na história.

O livro conta a história de Roberto (Beto), que morava no interior e resolveu se mudar para São Paulo, após chegar à cidade se deu de cara em um prédio que estava todo caindo aos pedaços, diziam ser uma academia que se chamava Atlas. Encontrou um cara chamado Batata que lhe cedeu a cama e o uso ao chuveiro além de estar sujo e em más condições. Conheceu Hélio, um amigo de Batata. Na viagem à SP, conheceu Lúcia Helena que gostava muito dele, e acabaram marcando de se encontrar algum dia, ela entregou o endereço e foi embora. Após esse dia o garoto conheceu o amigo de Batata, o policial que era muito amigo dele, acabaram bebendo muito e no outro dia acordou mal e vomitou com a ressaca que lhe matava.

Conseguiu um emprego em um banco, e trabalhava lá, mas não gostava de um homem chamado Nestor, que o odiava por ter conseguido uma vaga no novo emprego. Matriculou-se na escola Caetano de Campos que ficava num prédio perto do banco. Lúcia Helena conseguiu passar na PUC em primeiro lugar e no dia seguinte Beto foi almoçar junto com seu pai na casa dela. Ele percebeu que a USP era um lugar que muitas pessoas ainda eram contra as atitudes do governo e sempre arranjavam brigas, até estranhou no começo, mas foi conhecendo cada um e entendendo um pouco mais desse novo mundo em sua vida.

Em um curto período que ele frequentou a Universidade de São Paulo, estava envolvido no movimento estudantil que não permitia muito participar de sua vida pessoal, assim largando emprego, namorada, amigos, etc. Beto conhece uma garota chamada Fernanda que tinha ideias revolucionárias e também era contra a polícia da época (DOPS). Batata não morava mais na academia, conseguiu um emprego na polícia, mas queria bater em todos que ele achava que estava fazendo uma coisa errada. Ele foi à casa de Bernardo, se reuniu com um pessoal e discutiram sobre o movimento estudantil, e depois foram embora.

Roberto recebe a visita de Lúcia Helena no sábado e viajam para Americana, pois tinha brigado com sua tia, enquanto isso Fernanda tentava fazer uma mobilização do povo. No grêmio tinha chegado o Comando de Caça que poderia cessar fogo contra eles (comunistas) e acabou se tornando uma confusão. Mário Antônio estava conversando com Lúcia e Beto estava se sentindo incomodado, ele agarrou no braço dela para poder conversar, Mário o empurrou e o atingiu com algo e os dois brigaram, Batata se envolveu na briga e deu uma surra nele, após a briga Beto e Lúcia finalmente conseguiram se acertar.