O CONTO MARAVILHOSO NA SALA DE AULA

Marília Curado VALSECHI

Maria Antonia GRANVILLE

O texto apresenta um projeto que trabalhou “Contos infantis na escola”, primeiramente o projeto apresenta a experiência com a coordenação apresentando logo após o trabalho desenvolvido com os alunos.

Os coordenadores devem ter a preparação acerca de noções básicas de “Teoria Literária” para se alcançar o objetivo produtivo no processo ensino aprendizagem. Neste sentido apresentou-se o conto infantil “Chapeuzinho Vermelho” em três versões, duas clássicas e uma moderna.  A postura dos coordenadores pedagógicos dentro deste processo, é enfatizar mais a questão didática, neste sentido faz-se importante ter ciência da área literária com formação adequada, um cronograma rígido comprometido com o um resultado final que é formar leitores críticos e competentes produtores de texto.

Com os alunos a proposta de se trabalha com Contos tende a promover o incentivo a leitura e a construção de leitores que estarão aptos a libertar os seus imaginários, fazendo-os participarem da história, preparando-os para lerem o mundo. Porém, para se alcançar tais metas primeiramente houve procedimentos metodológicos como; motivação, ativação do conhecimento prévio, leituras, debates sobre as versões, estudo comparativo das versões estudadas, verificação da aprendizagem efetuada, atividades (orais e escritas) propostas, culminando com a elaboração de confronto entre as versões. Desse modo foi possível o desenvolvimento motivacional para que eles se sentissem envolvidos pela proposta.

No final do Projeto o resultado foi positivo visto que aprenderam que os contos populares trazem; elementos culturais de diversos povos, a importância de todos para a construção de conhecimento, desenvolveram a oralidade, as variações lingüísticas entre a fala formal e a coloquial, o desperta do senso critico e o desenvolvimento da escrita. Outro ponto importante foi a geração de produção literal por parte dos alunos, mesmo contendo nas salas crianças portadoras de distúrbios de aprendizagem.

O projeto contribuiu e muito para formação dos profissionais que participaram e para os alunos em relações a escrita e a leitura.

  

Palavras-chave: Contos. Metodologias. Leitura.