O artigo de Cristovam Buarque, traz a nossa sociedade, da Globalização a qualquer preço que os países, principalmente o Brasil, estão passando. E, que para isso, as grandes estatais, e as simples prostitutas chegam a mudar seus nomes para satisfazer e serem bem aceitos no Mercado Global. Ainda segundo o autor, Marias acabam virando kellys, Sebastianas viram Jessicas, e até a Petrobras --- grande estatal que administra o petroleo extraído de nosso país --- pensou, há algum tempo, em mudar seu nome para Petrobrax. Pesquisadores chegaram a conclusao de que o x (por ser uma letra mais global) seria mais aceito q o s.
Então, do mesmo jeito que as Kellys e Jessicas se prostituem com os estrangeiros, as nossas grandes estatais também estão se "prostituíndo" para satisfazer o gosto dos "grandes" lá de fora.
A luta para que os símbolos e nomes de nosso país continuem os mesmos, está virando passado. Nós brasileiros, estamos facilmente aceitando as idéias e as imposições que são feitas pelos outros países, de braços cruzados. Nesse mundo afora, somos conhecidos como a prostituta dos Estados Unidos. Tudo que eles querem, nós damos com o maior prazer, em troca de míseras migalhas e todo esse lixo nuclear que são tudo que eles podem nos ofertar.
Voltando para o assunto da Petrobras, a opnião pública conseguiu impedir a mudança de sua marca (pelo menos isso). Porém, nada se faz em relação a nossas pobres meninas.