Estudante: Claudio José Bezerra de Aguiar

Tarefa: resenha

Obra:REINER, Thom S; GEIGER, Eric. Igreja Simples. Retornando ao processo de Deus para fazer discípulos. Brasília: Editora Palavra, 2011. p. 15-40.

No meio da complexidade, encontre a simplicidade.

Depois de variadas pesquisas percebe-se que o melhor caminho para o crescimento das igrejas é a simplicidade, por isso os lideres devem aprender a simplificar.

Certo pastor chamado Rush, quando voltava de mais uma conferência sobre o ministério da igreja, estava feliz pelos momentos que esteve fora, e pelo que aprendeu.Mas, estava sendo atormentado pelo sentimento de culpa, devido os afazeres que teve que deixar de fazer para poder estar nesta conferência. 

Ainda no avião, ele começa a pensar nas coisas que vai fazer no decorrer da semana, na reunião, nas visitas, no filho, na mensagem de domingo, e foi na mensagem que lembrou que irá falar sobre “relacionamento com vizinhos perdidos”. Logo, como estava atarefado demais, não tinha nenhuma experiência que pudesse contar. Pensou em falar com o passageiro do lado apenas para ter algo que relatar, mas também percebeu que suas motivações estavam sendo erradas.

Estando em oração e a meditar como as coisas estão complicadas, ele olha ao lado e vê no colo do passageiro que esta dormindo, a revista da companhia aérea aberta numa página onde tinha uma propaganda, e no topo estava escrito: “Simples”. Pegou a sua revista, encontrou a página, sorriu por dentro e pensou como isso soa bem.

  Considerando-se que a tecnologia aumentou, as coisas estão cada vez mais portátil, tudo tem se tornado mais complicado.O mundo se encontra num momento de mudança. Uma mudança para simplicidade.

  Empresas estão investindo na criatividade para tornar as coisas o mais simples, e tem funcionando. As que estão seguindo por esse caminho são as que estão dominando o mercado da informação, entretenimento, propaganda, alimentação, designer, etc. Até as igrejas que mais estão crescendo são as que estão optando pela simplicidade.

  Seguir esta trilha, não é o mesmo que copiar o mundo, ou querer realizar algo apenas porque esta dando certo. Ao contrário, analisando as escrituras sagradas percebe-se que Jesus era um anunciador das coisas simples. Enquanto, o mundo judeu vinha pregando que para agradar a Deus era necessário praticar seiscentos e treze leis. Jesus estava simplificando isso tudo em dois mandamentos, “amarás a Deus sobre todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo”. Em tudo que Jesus fazia, ele sempre procura implantar a simplicidade, tirar o julgo, o peso e implantar alivio.

  Muitas igrejas estão seguindo o caminho dos judeus, se enchendo de tarefas, ocupando todo o seu tempo, mas apenas estão deixando as coisas complicadas, e estão ficando paradas sem crescimento, sem vida. Igrejas que por outro lado estão se levando para o “simples”, estão crescendo e cheia de vida.

  O pastor Rush chega ao lar e começa a fazer uma analise e percebe onde precisa melhorar em sua igreja. Ele precisa voltar e olhar a sua igreja como um todo, mas com novos olhares.

  Enxergar o todo é a questão.Por isso, muitos não conseguem ampliar seus horizontes. Estão focando apenas em parte do problema, e pensam que resolvendo ele estará tudo resolvido. Neste caso, ver as coisas por completo, leva a uma solução completa, isso pode ser mais difícil, mas torna as coisas mais simples.

A nova visão irá possibilitar a criação de novos processos. No entanto, o implanta-los que se torna o problema. Pois se exige esforço, mudança de atitude, criatividade. Com tudo é recompensador. Por tal razão as igrejas devem se sujeitar a novos processos e deixar Deus conduzir seus caminhos.