Dentro do conceito de liberdade de expressão está o direito de expressar a fé livremente. Esse é o maior legado da democracia no mundo. Embora o Brasil seja um estado laico, qualquer cidadão pode expressar livremente sua fé em qualquer lugar, respeitando, é claro, o credo dos demais e ao mesmo tempo merecendo respeito.

Na época colonial o Brasil tinha como religião oficial o catolicismo. Isso significava que a igreja católica tinha privilégios nos que diz respeito ao ensino religioso (catequese) no país. Com o passar do tempo, os Estados unidos, através da promulgação de sua primeira Constituição deu passos avançados em matéria de liberdade religiosa.

A Constituição norte-americana deixou bem claro que religião e estado não poderiam seguir juntos, mas também não seriam rivais. A saída bem sucedida foi dar liberdade de expressão a qualquer credo religioso no país. Isto foi bem compreendido como um direito individual dos cidadãos.

Muitas guerras na Europa, principalmente na idade moderna, ocorreram em função da obrigatoriedade da religião. A Constituição americana percebeu este importante detalhe resolvendo tomar outro rumo, daí o sucesso. Dentro de pouco tempo o modelo de liberdade religiosa americano ganhou a simpatia de muitas nações, inclusive na Europa e em países recém-emancipados.

O Brasil foi um dos países que também se beneficiou com a visão americana. Os parlamentares brasileiros compreenderam que o Estado deveria também ser laico separando-se definitivamente da igreja católica.

No Brasil não houve resistência por parte da igreja católica e o Estado passou a ser laico desde a promulgação da Constituição de 1891. A Constituição de 1988 apenas garantiu plenos direitos a cada cidadão para exercer sua religião com total liberdade. O tema é tão importante que de vez em quando temos debates sobre o assunto. A Rede Globo de televisão tem  feito algumas matérias sobre o assunto. a Título de exemplo, hoje à noite estará Silas Malafaia no programa na Moral da Globo debatendo sobre estado laico.

Esta é a nossa democracia. Em qualquer parte do país hoje se pode ver manifestações de diversos credos religiosos. Resta saber até quando essa liberdade vai durar no Brasil, afinal muitos conceitos estão tomando novas configurações.