O Estado tem a missão de promover o bem estar social da sociedade. O instrumento para o alcance desta missão obrigatória são as políticas publicas que buscam amenizar ou até mesmo erradicar um problema emergente ou endêmico na sociedade. Tais políticas são financiadas pelo erário e estão sob tutela de pessoa política (direta) e são  executadas por autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedade de economia mista (prestadoras de serviços públicos). Estão envoltos na execução destas políticas publicas recursos materiais, financeiros, informacionais e sobre tudo humanos. Uma política publica se efetiva no chamado processo de trabalho, onde servidores se agrupam hierarquicamente e regimentalmente para a execução de uma etapa ou integralmente de um serviço publico.  Os dirigentes executivos destas entidades tem a missão de motivar seus funcionários a planejar, executar, programar e avaliar tais políticas com coerência para o sucesso das mesmas. A motivação profissional faz se necessária para o sucesso de tais projetos.

Segundo BERGUE, 2010 elucida que processo de trabalho pode ser definido como sendo:

Atividades integradas que absorvem recursos de produção, que os transformam segundo uma matriz de combinação (adicionam valores) e fornecem um resultado na forma de um produto especifico (bem ou serviço) desejado pelo seu usuário. De modo geral podemos afirmar que os processos também geram perdas.

O autor afirma ainda que existem seis elementos essenciais  que constituem a definição de processo de trabalho, que são a atividade, o recurso, a transformação, o produto, o usuário e a perda.Em referencia as afirmações de DAVENPORT,1994 o autor afirma existir ainda  três diretrizes gerais que orientam as atividades da gestão publica, que são: Adoção do ponto de vista do usuário dos serviços públicos; A concepção de processo meio de a organização fazer o necessário para produzir valor para o usuário-cidadão e por fim a satisfação do usuário com o produto do processo ( da ação do poder publico) assume posição preponderante como parâmetro de avaliação de desempenho organizacional.

A motivação profissional dos profissionais estatutários tem sido o tema de diversos trabalhos científicos na ultima década, bem como um desafio para os gestores públicos, conquanto ainda não sejam alvo nem prioridade dos principais chefes de Estado da atualidade. Cientistas das mais diversas áreas de atuação propõem medidas diversas para solucionar o problema, porem ainda não faz parte da agenda publica a implementação de tais medidas. A motivação, neste caso profissional, emana do bem estar e da qualidade de vida propiciada pelo vinculo empregatício do servidor, desta forma remuneração adequada, incentivo para o aperfeiçoamento e promoção por experiência profissional, formação e competência em substituição por nomeações de pessoas para exercerem cargos de chefias por indicação de caráter político partidário, pode erradicar o problema e propiciar motivação aos servidores. 

Motivação é definida por SILVA (2008, p. 204) como sendo:

Um assunto complexo, muito pessoal, e influenciado por diversas variáveis. Os indivíduos têm uma variedade de necessidades, que se alteram e que às vezes são conflitantes, bem como expectativas que podem ser satisfeitas de várias maneiras diferentes.

No contexto do exercício organizacional BERGUE, 2010 adverte que uma organização publica são:

Pessoas em interação que se projetam nas expressões formal e informal do organismo estatal. Logo o desempenho institucional dependeria, portanto, em larga medida, da qualidade desses relacionamentos.  

Desta forma se temos pessoas motivadas por terem condições individuais e coletivas de se atender suas necessidades humanas fisiológicas, segurança, sociais, estima e de auto realização, teremos mais sucesso organizacional e os reflexos deste sucesso chegará a sociedade beneficiada. Isto se aplica não somente aos profissionais estatutários mais sim todos os agentes que venham prestar serviços públicos. Estas promoções se instalam diferentemente em cada entidade devido ao regime jurídico ao qual elas estão inseridas.

Podem ser utilizadas para a motivação profissional dos servidores públicos os chamados “Programas e Alternativas de Aplicação”, de onde emana uma infinidade de programas que visam a motivação profissional por meio do alcance individual das necessidades humanas dos mesmos.

Emana dos chamados programas e alternativas de aplicação o programa de reconhecimento dos servidores (reconhecimento publico, melhoria de processos e sugestões), programa de envolvimento ampliado dos servidores (visa a formação de grupos de estudo de melhorias, deliberativos, de interface do cidadão, de racionalização de consumo de materiais e de planejamento e definição de metas de trabalho), programa de remuneração não variável (Incorporação de parcela variável à cesta de remuneração e o rodízio de gratificação), programa de remuneração de habilidade adquirida (a realização de cursos de treinamento e a realização de curso de desenvolvimento), programa de beneficio (os vales e a concessão de bolsas e auxilio ), programas de envolvimento social ( responsabilidade social) flexibilização do horário de trabalho.Nesta linha teórica é possível afirmar coerentemente que com a execução de tais programas as instituições contarão com profissionais mais motivados e com um maior rendimento diário no processo de trabalho.

A resolução de problemas nacionais esta sobre responsabilidade do Estado. porem os esforços operacionais estão sobre responsabilidade dos servidores públicos que antes de resolver  os problemas de interesse  de interesse coletivos devem ser assistidos pelos seus instituidores.

É sabido que a motivação humana no trabalho seja público ou privado, se impõe como um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Na prática, a motivação ainda é vista com maior atenção, pois pesquisas  identificam que as pessoas estão desmotivadas em seu trabalho. A desmotivação é a responsável pela queda de produtividade de muitas instituições, desta forma, é possível afirmar que empresas que investem na motivação profissional são mais produtivas, competitivas e bem sucedidas.

BRUNELLI, 2008 apud CHIAVENATO, 2004 afirma que “os objetivos organizacionais são alcançados através das pessoas. No entanto, os indivíduos também possuem objetivos pessoais e muitas vezes servem-se da organização para atingi-los. É preciso haver uma parceria entre a empresa e seus empregados, no sentido de que as pessoas contribuem e em troca a organização oferece incentivos. O equilíbrio organizacional está justamente na troca proporcional de incentivos e contribuições”.

O modulo 11º (décimo primeiro) intitulado comportamento organizacional conseguiu, via fascículo e didática de abordagem, levar ao conhecimento dos cursistas/futuros gestores o conhecimento necessário para a aplicação de tais princípios de suma importância para a gestão publica e sobre tudo para aqueles que serão seus subordinados hierarquicamente. As políticas publicas são acima de qualquer coisa alternativa e ferramenta  utilizada na grande maioria das vezes por aqueles que dependendo do Estado para sanar por elas suas carências cotidianas. Porem se sabe que os serviços serão desenvolvidos por pessoas que também possui suas necessidades humanas que quanto antes for sanado mais produtivo se tornarão os servidores e esta motivação se reflitira na base e no instrumento e foco de trabalho do Estado que é a população.

BIBLIOGRAFIA

 

BERGUE,S. T.Comportamento organizacional.Florianopolis:Departamento de ciências da administração/UFSC:CAPES:UAB,2010.114P

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3a ed. Rev. Atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.