A estratégica  do MS relacionado ao envelhecimento e à saúde da pessoa idosa tem como objetivo “Promover a atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas, estimulando o envelhecimento ativo, a prevenção e controle dos agravos em todos os níveis de atenção”

       O Envelhecimento de idosos no Brasil de acordo com o (IBGE) que já se aproxima dos 21 milhões de cidadãos, causando disparidades socioeconômicas e regionais e o MS tem como desafio: oferecer serviços de saúde de qualidade pois, o envelhecimento é um processo natural que ocorre durante toda a vida e o melhor é envelhecer com saúde.

      O SUS tem como objetivo Preservar a autonomia e a independência funcional das pessoas idosas capazes de superar suas deficiências e limitações, contribuindo para a manutenção e melhoria contínua da qualidade de vida. Necessidade envolvimento de todos os setores da sociedade, onde mostra um envelhecimento rápido e intenso e a maioria com baixo nível socioeconômico e educacional com uma alta prevalência de doenças crônicas  causadoras de limitações funcionais e de incapacidades.   O SUS  tem gastos altíssimos com as internações desse público.

       A  política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e mostrarei aqui alguns pontos.

       CAPÍTULO I- Da Finalidade

        Art. 1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

       Art. 2º Considera-se idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade.

Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.

        Art. 3° A política nacional do idoso reger-se-á pelos seguintes princípios:

        I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida;

        II - o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos;

        III - o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza;

        IV - o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política;

        V - as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei. Parágrafo único. É vedada a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica ou de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social.

Cria-se o Conselho Nacional do Idoso que tem a competência de formular, coordenar, supervisionar e avaliar a Política Nacional do Idoso no âmbito das respectivas instâncias político-administrativas.

      Objetivos do SUS É Garantir atenção adequada e digna para a população idosa brasileira,  direciona medidas individuais e coletivas em todos os níveis de atenção à saúde. Envelhecimento e  Atenção integral ao envelhecimento ativo.  Apoiar estratégias de envelhecimento ativo . Prática da atividade física regular no programa Academia da Saúde Capacitação das equipes de profissionais da APS para o atendimento, acolhimento e cuidado do idoso .  Incentivar a ampliação da autonomia e independência para o autocuidado e o uso racional de medicamentos Programas para formação de cuidadores de idosos.  Atenção à Pessoa Idosa  Atenção Básica -  promoção da saúde e prevenção de agravos.  Idosos Independentes  Unidades Ambulatoriais / Especialidades / Reabilitação  de  Idosos frágeis ou em situação de vulnerabilidade  atendimento com maior nível de complexidade, por equipe multiprofissional com conhecimentos em Geriatria e Gerontologia – com avaliação da Capacidade Funcional  Unidades Hospitalares – necessidade de equipe multidisciplinar com formação em Geriatria e  Gerontologia para acompanhar o idoso durante o período de internação       ( > 72h) até a alta, com orientação à família e cuidadores.  Organização de serviços; Criação de uma rede de atenção; Organização da porta de entrada – Acolhimento com Humanização do Atendimento Utilização da referência e contra-referência /Regulação Equipe multiprofissional e interdisciplinar  com conhecimentos. Os profissionais de saúde deverão: entender as questões do processo de envelhecimento e suas especificidades; reconhecer a necessidade da complementariedade  interdisciplinar e a integração entre a rede básica e o sistema de referências;   facilitar o acesso dos idosos aos diversos níveis de complexidade.