Autor: Bruno Meirino de Andrade

Bruno Meiriño de Andrade é natural de Manaus - Am, formado em Tecnologia em Logística pela Universidade Anhanguera com especialização em Gestão de Estoque pela FGV. Atuando à mais de 10 anos nas principais fábricas do pólo duas rodas da Zona Franca de Manaus.

 Este profissional, como o próprio nome já diz, presta assistência, ou seja, auxilia neste setor. Além disso, ele desempenha as seguintes funções:

  • envia e recebe mercadorias ou materiais;
  • atua na separação e organização de mercadorias em uma central de distribuição;
  • auxilia na verificação e na embalagem de produtos prontos;
  • faz a conferência de produtos recebidos e anota os dados em planilhas;
  • verifica o estoque e anota os produtos que estão em falta ou que não tem muita saída;
  • atua na etiquetação de mercadorias especificando lote, quantidade, cor, etc.

O Auxiliar de Almoxarifado é o profissional responsável por receber e estocar compras dos fornecedores.

Um Auxiliar de Almoxarifado irá organizar a estocagem dos materiais, de forma a preservar sua integridade física e condições de uso.

Está sob as responsabilidades de um Auxiliar de Almoxarifado manter o controle dos estoques, através de registros apropriados, anotar todas as entradas e saídas, visando a facilitar a reposição e elaboração dos inventários, controlar os estoques, solicitando a compra dos materiais necessários para reposição, conforme política e procedimentos estabelecidos para cada item de acordo com as características de cada material, assim como facilitar a sua localização e manuseio, dar entrada de todas as notas fiscais de fornecedores no sistema, organizar a estocagem dos materiais, manter controles dos estoques, através de registros apropriados no sistema informatizado, anotando todas as entradas e saídos solicitar reposição dos materiais, elaborar inventário mensal, visando à comparação com os dados dos registros, separar materiais para devolução, encaminhando a documentação para os procedimentos necessários, atender as requisições ao almoxarifado dos usuários, fornecendo em tempo hábil os materiais solicitados, controlar os níveis de estoques, baixando as requisições de materiais solicitados realizar a elaboração do inventário mensal, visando o ajuste de divergências com os registros contábeis, receber cadastrar, armazenar, separar, distribuir materiais de uso contínuo ou esporádico, recepcionar, conferir, armazenar e distribuir os materiais no almoxarifado ou setor responsável, fazendo a movimentação de materiais entre estoques de almoxarifado e vendas.

Para tornar-se um auxiliar de almoxarifado é recomendável ter o segundo grau completo, porém algumas empresas exigem apenas a conclusão do primeiro grau. Acima de tudo, espera-se que o candidato tenha alguma experiência na área de logística, estoque, armazém, carga e descarga.

Os principais cursos desejáveis de um Auxiliar de Almoxarifado são: Operador de Empilhadeira e Sistema FIFO.

O Auxiliar de Almoxarifado por ser o profissional responsável por receber e estocar compras de materiais ou produtos dos fornecedores se relaciona com toda área de estocagem e área fiscal.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Auxiliar de Almoxarifado é essencial que possua conhecimentos em entrada de notas fiscais

É desejável também que o auxiliar de almoxarifado seja uma pessoa proativa, atenta, organizada e ágil. A faixa salarial de um auxiliar de almoxarifado para uma jornada de 40 horas semanais pode chegar aos R$ 1.000,00 mensais.