Em pleno século XXI, escutamos constantemente o diagnostico de depressão ou Stress, essas duas palavras que por sua vez mascaram a tristeza, pessimismo, baixa autoestima, sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação e nervoso; sendo diagnosticado os sintomas ora mencionado o mesmo vai em busca de auxilio. Os psicólogos e os psiquiatras acham a extrema necessidade de realizar a cura deste indivíduo com o método farmacológico, ejetando cada vez mais drogas na sociedade e na vida de muitos brasileiros e ao redor do mundo.

O ser humano quando passa por dificuldades ou crises existenciais e não conseguindo superar sozinho vai em busca de alguém para desabafar, muitas das vezes os problemas e as crises vão para nas redes sociais como forma de expressão do nosso eu interior, no famoso muro das lamentações o conhecido Facebook; e assim o próprio ser humano que está por trás do computador vivendo no seu mundo utópico sempre vai esperar uma curtida! como podemos dizer na linguagem popular um “like” ou ate mesmo um comentário e logo depois uma mensagem no “Inbox”, na procura e na esperança de alguém que poderá salvar e direcionar a sua vida. 

O ser humano necessita apreender por si só a buscar as soluções das suas crises e problemas pessoais, assim dizia o psicologo norte americano Carl Rogers “ Trata-se, antes de mais nada, de assumir a liberdade humana - a possibilidade de tomar decisões e ser responsável por elas.” O ser  tem que reaprender a tomar as suas decisões por si só e não ser influenciado por terceiros. Em busca de tentar melhorar e superar as crises, traumas e problemas não é necessário se entupir de remédios de tarja preta, até mesmo para não se tornar dependente desta “droga” mascarada.

O profissional de saúde tem que buscar uma terapia alternativa para poder ajudar as pessoas que sofrem com os sintomas anteriormente mencionados, assim estimulando o paciente à pratica de esportes, uma boa alimentação, se possível exercícios físicos, cinemas, teatros, passeios em famílias, e etc; e a não recomendação de remédios para não causar a sua dependência.

Segundo a OMS 121 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo e fazem uso de remédios farmacológicos os famosos tarja preta, então é necessário paramos e pensarmos que esses números são alarmantes e quem ganha com isso é o mercado farmaceutico, não só o governo. Se faz necessário criar novas politicas publicas, mas também nós precisamos fazer a nossa parte de conscientizar o ser humano que nem tudo é depressão ou stress, pode até existir a depressão e o stress: mas não com esse nome que assola e amedronta a humanidade no século de hoje. E por fim, por mais que a medicina diga que a depressão e o stress seja um problema neurológico ou psiquiátrico nunca iremos de saber de fato o que se passa na cabeça do ser humano.