RESUMO CRÍTICO 

Francilva Costa de França[1] 

GLEISER, Marcelo. Certezas e o erro de Galileu.Revista Galileu,Local, p. 31, Fev. 2008. 

Certezas e o erro de Galileu é o título de um artigo que foi publicado na Revista Galileu pelo escritor e professor Marcelo Gleiser, o qual vem retratando que a ciência diferente da religião não se baseia em dogmas, isto é, em crenças ou doutrina estabelecida por uma religião, ideologia ou outro tipo de organização. Prima ainda que o cientista precisa ser humilde ao abandonar sua ideia a partir do momento que esta esteja equivocada, isso torna-se possível que a ciência possa avançar de forma decisiva.

O artigo dessa revista, como o próprio título já denota, centra-se nas certezas e no erro de Galileu, cujo assunto é bem delineado no seu decorrer, sendo que deveria ser mais claro para o leitor identificar facilmente o que foi destacado no título.

Marcelo Gleiser, autor do artigo explanado tem 48 anos é professor do DartmouthCollege nos Estados Unidos e autor de cinco livros que abordam questões referentes a ciência e o conhecimento.

Ao analisar todo o texto, constatou-se que ele nos remete a um mundo cheio de reflexões a partir de uma indagação bastante citada no decorrer da leitura “O universo está contido no nosso cérebro?” onde foi o ponto chave para compreender a ideia principal do texto, onde destaca várias situações onde as certezas e o erro de Galileu foram explanados de forma limitada, tendo foco principal a área da ciência.

Diante desse contexto, o texto aborda ainda que o cientista mesmo percebendo que sua teoria esteja correta, por sua vez, se caso surja outra teoria mais complexa ou avançada de outro cientista, o mesmo deve ter a humildade de abandonar sua ideia se for comprovado que sua teoria está errada.

Um ponto negativo encontrado no texto é a diversidade das indagações que não são definidas no decorrer da leitura, tornando algo incapaz de compreender o porquê de tantos questionamentos num texto só, sem ter suas devidas respostas, fazendo com que o leitor reflita sobre tais questões e tire suas próprias conclusões a partir deste.

Existem outros tipos de leituras que por sua vez estão em consonância com o texto de Galileu, no qual torna-se possível entender de forma mais significativa e objetiva os argumentos descritos no seu decorrer. Pois sua leitura não obtém uma linguagem precisa e fácil de compreender, é necessário que o autor leia bem o texto para entender o que realmente o autor propõe.

[1] Graduada em Pedagogia e especialista em Gestão Educacional Integradora pela Faculdade Atenas Maranhense – FAMA e aluna do Curso de Especialização Conducente ao Mestrado em Gestão Escolar pela Universidade Fernando Pessoa – UFP (Porto – Portugal).