Acordo com o governo russo permite que o turista brasileiro permaneça no país por até 3 dias, durante trocas de aviões

Foi aprovado pelo governo russo um novo projeto de lei que facilita a entrada de turistas estrangeiros no país, mesmo sem possuir o visto. A medida permite que visitantes de outros países fiquem na Rússia por até 72 horas enquanto esperam as passagens aereas para outro país. Esse tipo de permanência não necessita da aprovação do visto russo. As cidades que fazem parte da nova lei, para receber os turistas em transito são Moscou, São Petersburgo e Kazan.

Para se aproveitar da nova lei, o turista brasileiro pode encontrar passagens aereas  baratas para qualquer lugar da Europa, que tenham como escala uma das três cidades russas, e usar os três dias para conhecer mais um país a caminho do destino final.

Para entrar na Rússia, o turista deve ter em mãos um documento de identidade válido, como o passaporte, um plano de saúde pelo prazo de permanência no país contrata para a prestação de serviços turísticos locais (incluindo hospedagem e excursões) e passagens aéreas com destino a outro país dentro do período proposto por lei.

O turismo da Rússia passa por problemas para atrair novos visitantes e a medida visa convencê-los a voltar para um período mais longo em uma próxima viagem. Com a introdução da lei, prevê-se um aumento de 20% a 30% ao ano no fluxo de turistas estrangeiros em trânsito em Moscou, o que acarretaria em 30% a mais de chances de um potencial novo turista.

A novidade também deve gerar uma receita de até 19,7 bilhões de rublos (cerca de US$ 592,4 milhões) em serviços turísticos e 5,4 bilhões (US$ 162,3 milhões, aproximadamente) para o setor hoteleiro.

O Ministério da Cultura da Federação Russa defende a iniciativa de permitir que turistas estrangeiros interessados em assistir a eventos oficias, de caráter cultural ou esportivo, possam ficar no país por até 10 dias sem visto. No entanto, esse projeto ainda não saiu do papel. Vale lembrar que, desde junho de 2010, brasileiros não precisam de visto para visitar a Rússia se a viagem não exceder 90 dias.