2015 inicia alardeando que será um ano difícil, umas das searas mais importantes da sociedade como economia e politica encontram-se em turbulência em todo o mundo. No Brasil não poderia ser diferente, a crise econômica internacional somada com alguns fatores internos mergulham o país em um momento de baixíssimo crescimento, desequilíbrio fiscal – fator de gravidade relativa – e inflação acima do centro da meta, porém abaixo do teto. 

Não podemos observar estes fatos e proclamar uma crise colossal ou um apocalipse econômico, afinal há no Brasil uma estabilidade consolidada pelas inúmeras reformas que se iniciam com o fim da ditadura, desde lá a economia passou a ser observada de uma ótica voltada à manutenção da democracia e logo foram a ela aderidas preocupações sociais e de desenvolvimento. 

Contudo, apesar de não haver uma crise, o sinal amarelo está aceso e chama a atenção, principalmente do poder público em todas as esferas, para que sejam tomadas providências firmes a fim de manter a estabilidade e proporcionar um ambiente que retome o crescimento o mais rápido possível e por fim engrenar todas as outras necessidades.

Na politica o ano de 2015 deixa para trás um 2014 turbulento e trágico, o teor da campanha eleitoral foi pesado e mal desenvolvido, o embate superou o embate amplamente e os eleitores se envolveram de maneira errônea com a promoção de redes de boatarias e calunias, além de praticar preconceitos, xenofobia e propor atos repudiáveis. Um grupo radical mostrou a cara chamando a atenção de todos para a manifestação de um evento que vem acontecendo em todo o mundo de maneira semelhante.

Para 2015 ainda há um grande mistério, afinal as disputas politicas emboladas com escândalos de corrupção mostra tendência de declínio da qualidade da politica e um aumento do fisiologismo. Não houve nenhuma grande mudança significativa no caráter ético da politica, sendo assim não há esperanças de que nestes anos que se seguiram haverá significativa diminuição da corrupção caso não haja uma transformação politica-cultural da população.