Neste mês de novembro temos bons    motivos para festejar e muitos motivos para fazer alguns questionamentos que nosso editorial não poderia deixar de abordar.

 

            Os bons motivos de festejo é que Gurupi comemorou seus 48 anos de emancipação política, o Chico entrou no seu terceiro ano de publicação e mesmo com os “trancos e barrancos” conseguiu prosseguir com a proposta inicial de fazer um informativo diferente e repleto de artigos que possam acrescentar informações mais instrutivas aos seus leitores, despertando o senso crítico da população e Gurupi e região.

 

            Muita coisa precisa melhorar, temos essa consciência. Nossa redação ainda trabalha de forma enxutíssima para poder possibilitar aos nossos amigos um jornal gratuito, mas, de forma altamente dirigida aos que chamamos formadores de opinião; tivemos atrasos na publicação de algumas edições, o que poderíamos dizer de algo normal, uma vez que em nosso Estado a quantidade de feriados é assustador, dificultando até mesmo a busca de patrocínios (meio mantenedor do Chico) e a elaboração de matérias jornalísticas que realmente possam interessar aos nossos leitores, que, diga-se de passagem, são muito exigentes.

 

            Após um período eleitoral cheio de surpresas, gostaríamos de deixar alguns questionamentos para que o amigo leitor tentasse responder, como:

 

    - Porque em alguns dos feriados passados, lojas do comércio de nossa cidade sofreram represarias da Justiça do Trabalho, sendo obrigadas a fecharem suas portas?

 

    - Porque o descaso com a saúde pública, se ela tem garantias constitucionais inalienáveis, a exemplo do que atualmente ocorre na Rede Pública Estadual de Saúde e mais localmente no Hospital Regional?

 

    - Porque nosso Presidente da República alegou em um de seus discursos, recentemente apresentado nos telejornais, que a crise na agricultura o pegou de surpresa, se no ano passado o 'panelaço' dos agricultores já indicavam problemas sérios no setor?

 

     - Porque tanta festa e alegria na inauguração de uma usina hidroelétrica construída em um Estado que tem uma das tarifas mais altas de energia elétrica do país (talvez esse seja um dos motivos da ausência do presidente na inauguração)?

 

    - Porque gastar tanto com 'circo' se o povo necessita de mais saúde e educação de qualidade e empregos?

 

    - Porque um frasco pequeno de Dipirona custa R$ 0,35 antes de entrar no Estado e para o consumidor final chega a casa dos R$ 2,50 (quando não ultrapassa esse valor)?

 

            Uma coisa é certa: não adianta tapar o sol com a peneira, o ministro de propaganda de Hitler já dizia que uma mentira contada muitas vezes vira realidade, mas esqueceu de alertar seus adeptos que quando a mentira é muito 'cabeluda' a coisa pode ficar 'preta' pricipalmente se as pessoas caírem em si e passarem a enxergar a realidade efetiva dos acontecimentos.  Tem um velho ditado em latim que diz: 'veritatis simplex oratio', ou seja, a verdade dispensa enfeites ...

 

 

*Editorial do jornal Chico redigido pelo autor e publicado em novembro de 2006.