A REVISÃO DE LITERATURA NA PESQUISA ACADÊMICA

 

Costa, Lúcia Margarete Santos da

 

Este texto foi elaborado a partir de estudos da obra “Produção Textual nas Universidades”, das autoras Roth e Hendges (2010). A síntese foi elaborada com base na leitura do capítulo 5 do referido livro, neste capítulo, as autoras abordam questões referentes a revisão de literatura do artigo, as autoras destacam que a revisão de literatura serve para dar créditos as produções, tendo como uma das várias funções, a criação intelectual de outros autores.  Assim, evidenciam várias outras funções essenciais da revisão de literatura, entre elas, destacam a familiaridade com a produção do conhecimento na área. Nesse sentido, ao fazermos a revisão da literatura estamos fundamentando a nossa pesquisa.

O pesquisador se situa na pesquisa através da revisão de literatura, pois tem como base os estudos prévios que servirão de ponto inicial para sua pesquisa, tornando-se relevante a discussão do tema e tratando da sua delimitação considerando o ponto específico da investigação. Desse modo, discute-se sobre o estado da arte na área em que a pesquisa está inserida.

Da mesma forma, as autoras enfatizam quanto ao cuidado em que o pesquisador deve ter ao revisar a literatura, para que seu texto não pareça uma lista de itens soltos e sim possa trazer uma explicação mostrando como as ideias se relacionam.  Salientam a importância de fazer com que haja um diálogo entre os autores, mediado pelo pesquisador, deixando claro o como e o porquê esses autores contribuirão com sua pesquisa.

Quanto a estrutura e a organização do texto, as autoras pontuam que a revisão de literatura, muitas vezes se situa dentro da sessão da introdução, mas também pode ficar de fora. Existem diferentes opções e formas de abordar a revisão de literatura. No que se refere as características linguísticas, é importante que as citações tenham diferentes orientações temporais como verbos no presente, passado e pretérito perfeito composto. As citações podem ser integrais e não integrais. No texto as autoras trazem exemplos desses dois tipos de citações.

Referências

Motta-Roth, D.; Hendges, G. Produção textual na Universidade. Parábola editora, 2010.