A RELEVÂNCIA DOS OS GÊNEROS TEXTUAIS RELATÓRIO E ARTIGO CIENTIFICO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

                Amanda Gabriele de Souza gonçalves Fernandes 

José Carlos Marques

Discentes cursando do curso de Ciências Biológicas

Instituição: Instituto Federal de Rondônia Campus Colorado do Oeste.

Docentes: Lucimar de Freitas Novais.

Moises Souza. 

Resumo: Esse artigo busca refletir sobre o uso dos gêneros textuais: acadêmicos, relatórios e artigos científicos, os quais no contexto da modernidade em que vivemos são de suma importância para o crescimento intelectual discente. Sendo problematizado que esses fazem parte dos principais meios de leitura para aquisição do conhecimento acadêmico. Considerando-se que os mesmos possibilitam a reflexão a respeito de determinadas ideias. Onde desperta o educando para criticidade sobre essas ideias serem ou não consideradas ciências.  Nesse sentido, para embasamento teórico metodológico do trabalho e para execução mesmo, foram utilizadas obras dos autores como MARCUCSHI e KÖCHE onde desemboca na incorporação das normas da ABNT.  Sendo que, para concretização do mesmo, empregamos as seguintes metodologias: a atenção às aulas teóricas sobre o assunto e pesquisa bibliográfica sobre os estudos dos autores supracitados. Contudo, foram também enfocados assuntos referentes em como os gêneros textuais são empregados na vida humana no decorrer dos anos, enfatizando-se a impossibilidade da comunicação sem que haja um tipo de gênero textual na linguagem.

Palavras-chave: Gêneros Textuais. Relatório. Artigo Científico. 

Abstract: This article aims to reflect on the use of textual genres: academic, scientific reports and articles, which in the context of modernity in which we live are very important for the student intellectual growth. It is questioned that these are among the key reading means for the acquisition of academic knowledge. Considering that they enable reflection on certain ideas. Which awakens the student to critical on these ideas or not considered science. In this sense, for methodological theoretical foundation work and even execution works were used by the authors as MARCUCSHI and Köche where it opens the merger of ABNT. And, to achieve the same, we employ the following methods: attention to lectures on the subject and literature on studies of the above authors. However, they also focused on issues related to the genres are employed in human life over the years, emphasizing the impossibility of communication without a kind of genre in language.

Keywords: Text Genre. Report. Scientific Article

1 INTRODUÇÃO

O assunto que será abordado a seguir possui uma explicação básica sobre gêneros textuais. Sendo que o trabalho em sua maior parte foi baseado em pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, podemos afirmar que o estudo possui grande relevância para as aprendizagens no curso de Biologia, tendo em vista que o principal gênero a ser tratado nesse trabalho são os artigos científicos e os relatórios.

Desse modo o trabalho visa explicar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos que saem do ensino médio em escrever longos textos, e entram no curso superior onde essas dificuldades são manifestas. 

No entanto, tudo se leva a crer que essas dificuldades em sua grande parte, devem-se ao fato de os educandos não serem bem preparados na área da linguística no decorrer de seu ensino no segundo fundamental e médio. 

Nesse sentido, esse trabalho visa explicar de maneira breve, como se faz um artigo bem como sua metodologia levando-se em consideração algumas fontes básicas, as quais se acreditam ser um dos pré-requisitos aos alunos que ainda estão frequentando o ensino médio. Contudo, nota-se que essa situação nos coloca a refletir o quanto a educação está em débito com a sociedade e o quão pouca importância é dada pelos nossos governantes em direção da mesma.

Portanto, o trabalho se divide em dez seções explicativas, sendo que na primeira tratamos sobre a definição dos gêneros textuais, destacando as diferenças entre eles. A segunda fala a respeito dos artigos científicos. A terceira seção versa sobre o gênero relatório, seguido pela conclusão. 

2 GÊNEROS TEXTUAIS – O QUE SÃO?

Os gêneros textuais acadêmicos farão parte de toda a nossa vida estudantil, isto é, desde a graduação até um doutorado o qual nos dará um grande benefício que é escrever com competência e precisão. Os tais também são considerados como fatores históricos, que se vinculam totalmente à vida social e cultural, considerado como um fruto de trabalho coletivo pelo qual estabilizam as atividades comunicativas durante todos os dias. De acordo com Marcuschi (2008).  

Uma simples observação histórica do surgimento dos gêneros revela que, numa primeira fase, povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado dos gêneros. Após a invenção da escrita alfabética do século VII A.C, multiplicando-se os gêneros. (MARCUCSHI, 2008, p.11) 

A partir desta citação podemos dizer que não é moderna a ideia de “gênero textual”, ela predomina desde os séculos dos séculos, com o objetivo de aperfeiçoar a escrita e saber em qual gênero ela se distingue. A opinião dada e que os gêneros facilitem a leitura e que possa nos dar uma ideia clara de que está sendo escrito, sem deixar dúvida alguma. Digamos que os tais não estão somente em artigos científicos, relatórios e trabalhos escolares, um grande exemplo disso é quando estamos lendo o jornal da manhã nele a um globo de gêneros que nos nem prestamos atenção quando fazemos a leitura.  

A explicação é que nós estamos rodeados de gêneros linguísticos e nem nos damos ao luxo do quanto isso é importante, iremos notar só quando estamos no início da vida acadêmica ou até mesmo no fim dela. O que queremos dizer é que, nós nos limitamos em um pequeno gênero o qual estudamos no ensino médio que é a dissertação do ENEM (Exame Nacional Do Ensino Médio) ou como nos apelidamos como “A REDAÇAO DO ENEM”, ficamos sós nisto, e quando vamos ver tem várias maneiras de se reproduzir um texto, o qual nos traz uma enorme dificuldade porque estudamos praticamente um jeito de se reproduzir um texto. Uns dos gêneros que serão discutidos são os (artigos científicos e relatórios), digamos que no artigo cientifico nós conseguimos pegar um texto e fazer outro texto dissertativo em proza, o relatório não é nada mais nada menos que o relato de tudo que se passa seja em sala de aula ou em pesquisa de campo. 

Segundo MARCUCSHI:

Os grandes suportes tecnológicos da comunicação tais como radio, a televisão, o jornal, a revista, a internet, por terem uma presença marcante e grande centralidade nas atividades comunicativas da realidade social que ajudam a criar vão por sua vez propiciando e obrigando gêneros novos bastante característicos. Daí surgem formas discursivas tais como, editoriais, artigos de fundo, notícias, telefonemas, telegramas, tele mensagens, teleconferências, vídeo conferencias, reportagens ao vivo, cartas eletrônicas, bate-papo virtuais, aulas virtuais e assim por diante. (MARCUCSHI 2008, p13).  

Nesse sentido, compreende-se que os gêneros textuais tiveram grandes influencias das redes telecomunicavas, o que nos deixa com um grande leque de informações de como redigir vários tipos de textos bem como os seus gêneros.

Os gêneros textuais são também entidades naturais criados pelo próprio ser humano no decorrer da história, dando a ele o poder de modificar-se com o passar dos anos.

2.1 Definição de tipo e gênero textual

Tratamos agora da definição do que se diz respeito "Tipo textual" e "Gênero textual" e qual foi a convenção para serem chamado assim. Nesta abordagem não nos dedicaremos a diversidade termológica, pois deveremos alcançar nossos objetivos.

A ideia seguinte é que não é possível se comunicar tanto na escrita quanto na fala sem que haja algum tipo de gênero, assim também será impossível se comunicar verbalmente sem texto algum. Desde então consideramos que a língua é influenciada pelas atividades sociais, históricas e cognitivas onde nos põe a refletir, como no espelho. A língua é como um instrumento de representação.

E a partir deste ponto que se constituem os gêneros textuais como ações sócio discursivas para agir e dizer sobre o mundo. A compreensão do problema e a diferenciação entre os gêneros e tipos textuais, trataremos a seguir a definição que nos permitirá a fácil compreensão:

A expressão tipo textual é usada para diferenciar a espécie de construção teórica sendo definida pela natureza linguística. O tipo textual tem como abrangente bastante categorias que são: argumentação, exposição, injunção, narração.

Usamos também a expressão gênero textual para definir os textos que encontramos durante o dia-a-dia e em toda nossa vida estudantil, diferente dos tipos textuais que tem pouca definição, já os gêneros em si possuem inúmeras definições tais como: receitas, bate-papos pelo facebook, e-mails, entre outras demais definições incluindo até mesmo nossa própria fala. 

Procuramos também definir uma noção que é utilizada vagamente, que é a expressão do domínio discursivo que relata uma esfera de produção discursiva. Esses tipos de domínios não são texto e também não são discursivos, mas se dão ao surgimento de discursos um tanto específicos e eficaz, esses domínios do qual falamos estão contextualizados em discursos políticos, jornalísticos e outros mais. O gênero mais utilizado neste contexto é o gênero que se designa como "ejaculatório". Este gênero propriamente dito é um tipo de gênero que encontramos em entidades religiosas o qual é usado tanto para a conquista de fiéis quanto para o ganho patrimonial.

3 ARTIGO CIENTÍFICO 

O artigo cientifico acadêmico é um dos gêneros textuais que consiste em apresentar fatos conceituais dentro de uma pesquisa, a qual também espoe uma linguagem peculiar deixando completamente claro para o leitor, qual é o tipo de pesquisa e tema que está sendo abordado.

Este nos instiga a rebater a alguma pesquisa tentando provar se ela está realmente eficaz, e cientificamente coerente e se o autor está fazendo uma ciência seria em meio de várias pesquisas. Retomando o assunto anterior o artigo deve ter uma linguagem articuladamente clara e coesiva não dando brecha para dúvida alguma. Devemos apresentar os fatos para que não haja nenhum atrito de ideias, expomos por meio dessa citação a seguinte ideia de KÖCHE:

Segundo a autora o artigo é um meio rápido e sucinto de divulgar e tomar conhecimentos, através de sua publicação em periódicos especializados a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviram de base para aumentar a pesquisa), a metodologia em pregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão. KÖCHE (p.129, 2002). 

Em confirmação da citação podemos dizer que por meio de teorias, pesquisas e outras fontes bibliográficas conseguiram divulgar o conhecimento de forma sucinta, da mesma forma em que usamos e fazemos passo a passo um texto dissertativo em proza, com introdução, desenvolvimento e conclusão com todos os parâmetros de coesão e coerência, apresentando ideias e soluções para determinados fins usaremos uma estrutura um pouco parecida no artigo na diferença entre os dois é que na dissertação usaremos no máximo trinta linhas e já no artigo teremos que expor nosso conhecimento em várias páginas é ai que entramos em uma tremenda dificuldade, principalmente em acadêmicos iniciantes pelo fato deles não terem usufruído de uma cera pratica de fazer longas pesquisas durante o ensino médio, consideramos isto infelizmente uma reviravolta lamentável para a educação brasileira.

3. 1 Como elaborar um artigo cientifico

A maioria dos elementos e normas que serão falados e usados no artigo cientifico estão também descritas em outros tipos trabalhos acadêmicos que com toda a certeza deverá seguir as normas da instituição do curssante acadêmico e da ABNT pela apresentação de artigos científicos da NBR 022 de 2013. Aproveitando o assunto de normas falado, afirmamos que as normas existem para que não façamos um trabalho medíocre de pouco interesse e valor para os avaliadores e outros estudiosos, é por isso que devem ser aplicadas a cada trabalho em que faremos no decorrer das nossas vidas, seja ele para fins trabalhista ou estudantil.

O artigo cientifico é um trabalho a qual apresenta-nos ideias, processos de pesquisa e também o resultado das mesmas em múltiplas áreas de conhecimento cientifico. Para alguns autores o artigo cientifico, não se constituem em matéria de livros, são publicados eventualmente em jornais, revistas noticiarias, revistas cientificas e sócio comunicativas e educativas, dá ao leitor a permissão de reprodução do processo de experiência contido no mesmo.

É também considerado como artigo original e artigo de revisão. O artigo original é o que se discute ideias e experimentos do próprio autor relatando em seu desenvolvimento casos de prévias notas. Já o artigo de revisão é o qual não se põe em atividades de campos e laboratoriais, tendo em seu conteúdo apenas revisões bibliográficas que relata em si as experiências de outros autores de livros ou até mesmo de artigos já publicados.

Retomando o assunto dito anteriormente o artigo cientifico tem a mesma estrutura de vários outros trabalhos acadêmicos que se baseiam em elementos Pré-textuais, Textuais e Pós-textuais.

Pré-textuais se constituem na primeira folha do artigo dá-se em título e subtítulo se tiver, depois destes de passo a passo faremos a autoria do trabalho que são os nomes completos dos autores em forma direta, trará também na mesma página um prévio currículo em que qualificará na área do artigo. O currículo que deve incluir o endereço de e-mail para contato deverá aparecer explicitamente no rodapé da página. É incluído também no artigo cientifico um resumo que deverá estar escrito na linguagem de origem e mesmo em linguagem estrangeira as serão ou Espanhol ou em Inglês. Deve estar contido também no mesmo em forma concisa em deixar faltar os objetivos alcançados tendo em média segundo a ABNT 250 palavras, neste contexto não poderá haver citações, a voz verbona utilizada deve ser ativa em terceira pessoa do singular. Após o resumo viram as palavras chaves do texto que inclusive em um elemento obrigatório contendo junto dela a expressão palavras chaves separando-as por um ponto.

Textuais são a introdução que deverá ser composta e descrita na forma de apresentação do artigo, tendo em si as finalidades, objetivos da pesquisa realizada tendo em si finalidades objetivas da tal pesquisa realizada, dando ao leitor uma visão geral do assunto que será tratado a seguir. Como foi dito antes a introdução deve ter objeto de estudo, questão norteadora, metodologia utilizada e resultados obtidos.

Desenvolvimento: como todos sabemos o desenvolvimento não é nada mais e nada menos que a região mais extensa do trabalho tendo nela as parte de suma importância as quais apresentam fundamentação teórica, metodologia, visão, resultados e discussões. 

Conclusão ou considerações finais: nesta parte breve do trabalho conterá as respostas dos autores sobre determinadas questões do trabalho e também sugestões para trabalhos possíveis. Lembrado que para o artigo de revisão bibliográfica deve-se excluir os métodos e resultados.

Elementos pós-textuais: em algumas exceções de trabalhos científicos exigem-se notas explicativas, neste caso devem ser feitas em algarismos arábicos, devemos nos lembrar também que esta é uma exigência opcional. Temos também incluso aqui as referências que deveram ter alinhamento a margem esquerda da página obedecendo a NBR 6023 tendo a apresentação em ordem alfabética com espaçamento duplo e com título centralizado.

   

4. RELATÓRIO

O relatório de pesquisa tem por objetivo comunicar de forma clara o modo aplicado para a realização da pesquisa e os resultados obtidos naquela investigação, tem também o propósito de trazer informações dos dados investigados ao leitor que busca entender o conteúdo ali contido.

Existem vários formatos de relatórios de pesquisa, pode ser feito com o propósito de publicar em um periódico na formo dá um artigo cientifico.um outro tipo de relatório muito usado é o relatório de estagio e o de pesquisa de campos quais serviram também para o fazer da monografia.

E com muita frequência é usada s publicações, e assim tornando uma obra com tornando-se uma bela obra pode até ser referência da futuramente para algumas pessoas que tiverem interesse.

A elaboração de um relatório dar-se a respeitar as normas de trabalhos, seja ela da ABNT ou qual for o trabalho vinculado, se faz necessário respeitar também os elementos coesivos textuais e a escrita padrão, para que seja fácil seu compreendi mento.

Para que tenhamos uma base intelectual de um trabalho cientifico e acadêmico, devemos todos seguir um tipo de macete para que não erramos em parte alguma do corpo do relatório, para que não haja contraditória devemos seguir passo a passo as normas da ABNT e da instituição em que o estudante cursa o ensino superior.

O relatório possui o gênero textual narrativo e descritivo, o qual é caracterizado por propor a relação e a junção de informações dentro de parciais resultados, ou algumas totais de uma atividade relacionada, seja ela por: projetos, experimentos e até mesmo pesquisas e outros inúmeros eventos que ainda estejam em andamento.

A principal atenção que deve ser dada o relatório é se ele está realmente fundamentado no que é veemente e relevante, ou seja, procura destacar elementos e comentários significativos, os principais pontos, quais são os aspectos que procura auxiliar destinatário a ter uma clara compreensão do evento relatado, seja qual for ele. Para que o relatório fique bem estruturado, usaremos esquema de um texto narrativo tradicional:

Quem?   O que?   Por quê?   Como?   Quando?   Onde?

     Neste trabalho não é estimado o número de páginas a serem feitas, isso irá depender da argumentação do aluno e da profundidade da pesquisa para ser tratada no assunto em pauta.

O relatório cientifico deverá também obedecer as variantes padrões da língua, a mensagem deve ser transmitida de forma clara, dispensando a linguagem técnica que em muitas circunstâncias pode dificultar a compressão do indivíduo.

Os três tipos de relatórios mais usados são:

Formativo: É o que visa apresentar atividades práticas de campo como um estágio ou uma experiência realizada em laboratórios.

Crítico: Este relatório além de descrever e narrar algo ele também opina sobre as maneiras que outros trabalhos faram desenvolvidos.

Síntese: este é um relatório que visa falar sobre outro relatório feitos por outros estudiosos também, por isso o consideram como uma atividade menos elaborada.

Quais podem ser os tipos de relatórios de pesquisa cientifica? São muitos e diferentes tipos o exemplo deles são; resumos, resenhas, incluindo também artigos, projetos de pesquisa, relatório de pesquisa, monografias tese de doutorado e outros mais.

Eles podem ser produzidos com o propósito de divulgações cientificas com base no conhecimento adquiridos no meio estudantil acadêmico mas no dia-a-dia é confrontado muitas vezes com o tema, sendo ele para trabalhos rotineiros do curso, ou por solicitação dos professores para testar o conhecimento de seus alunos, as vezes o professor não especifica pois ele quer que o aluno mostre o que ele realmente é capas de fazer e o quanto pode trabalhar com um tema apenas.

Se faz necessário lembrar que o objetivo cientifico é um termo genérico atribuído aos trabalhos na vida universitária por se aplicar normas ao trabalho e com isso os trabalhos de gênero padronizado se baseiam em pesquisas que podem ser com provadas e que foram elaboradas por autores de viu competência, por isso dá-se o nome trabalho cientifico.

Convêm lembrar que a ciência não tem nada a ver com essas normas padrões, são produtos de normalização, ou de padrões que o uso transformado m convenções universalmente aceitas, tanto uma quanto outra, no entanto restringem-se apenas a estrutura e a forma de sua apresentação tendo em vista comunicar os processos e os resultados da pesquisa a um público alvo ou a determinado destino.

Os autores estudados deixam claro o que se deve entender com o adjetivo “cientifico” que usados nos trabalhos demonstraram a sua originalidade. Estes trabalhos como a o artigo cientifico deveram falar de um problema usando como fundamento o tema proposto baseando-se em pesquisas confiáveis e com fácil comprovação realizando bons métodos científicos.

“Investiga-se um problema (mono) e nem dois ou vários”

Lembrando que a exceções e que são resumos e resenhas.

Ao escrever sobre o problema considera-se que estamos fazendo uma investigação, em prol de que esse exeplo dado estão em monografias, artigos, resumos, resenhas, relatórios e outros. Os relatórios possuem a mesma estrutura básica, podem haver algumas diferenças de um para o outro, sendo ele feito por pessoas com mais conhecimentos, ou pala a instituição que o mesmo está vinculado.

4.1 A estrutura que um relatório deve seguir

Com algumas exceções de relatórios que possuam formulários próprios, a estrutura desse trabalho é com posta basicamente por introdução, conclusão e desenvolvimento. Vejamos os exemplos a seguir:

Introdução: Nesta primeira etapa o relator deverá comunicar ao leitor de forma clara e sucinta obre o que irá ser apresentado no relatório e o objetivo do mesmo.

Desenvolvimento: Após definir o tipo de relatório, o relator irá classificar e selecionar as informações direcionando-nos as frases narrativas ou apresentavas para a fácil compreensão do leitor, pondo em pratica tudo aquilo que ele viu durante a pesquisa de campo, laboratório ou até mesmo no estágio.

Conclusão: Nesta última etapa do relatório o autor irá retomar algumas poucas coisas ditas na introdução, emendando com alguns fatores também ditos no desenvolvimento, sugerindo ao leitor algumas formas de resolver ou aperfeiçoar teorias, e qual foi o resultado obtido no mesmo.

O relatório também deve estar provido e compreender as seguintes partes que são compostas de:

Elementos textuais:

Capa – resumo na língua de origem apenas.

Folha de rosto –resumo na língua estrangeira.

Errata (OPCIONA) – Sumario.

Folha de elaboração (OPCIONAL)

Agradecimentos (OPCIONAL)

Epigrafo (OPCIONAL)

Elementos textuais:

Introdução: é o espaço que apresenta qual o problema ou o tema investigado, com o objetivo, qual o objetivo de alcançar, as justificativas sobre o objetivo que levou a investigar o tal problema, a metodologia que irá ser aplicada para alcançar o determinado objetivo, as referências teóricas e quadro de hipóteses. 

Corpo do texto (desenvolvimento): neste espaço já sabendo o problema e a forma de pesquisa, se fará então o implanta mento do problema, mesmo que o leitor não faça a leitura da introdução e da conclusão ele terá a noção clara do conteúdo, objetivo, da metodologia, e da pesquisa já desenvolvida por isso deve usar é viável que usem uma parte do desenvolvimento para apresentação do trabalho ao produzir um relatório de pesquisa seja qual for a realização da pesquisa. Deve ser também apresentado de forma que os dados teóricos do tema sejam práticos e com isso faça a comparação do conhecimento empírico encontrado na construção do trabalho, contudo apresentaremos nele as hipóteses para comparar como o conhecimento cientifico já apresentados e que foram testados para que o conhecimento empírico seja apresentado e comprovado como verdadeiro, digamos também que não se faz necessário todo o processo de pesquisa, mas sim qual foi o método e qual foi o objetivo alcançado e com isso deve-se comprovar se o resultado é verdadeiro usando os mesmos métodos aplicados.

Para realizar uma pesquisa devemos buscas bibliográficas ara que a mesma seja sucinta para todos exigindo que a mesma não fuja do tema proposto, com isso deverá ter uma base para que se possa confrontar resultados absorvendo das mesmas várias descobertas, também a permissão no mesmo para o uso de gráfico s tabela e ilustrações para que os resultados obtidos sejam bem entendidos.

O propósito do relatório cientifico não é de convencer o leitor ou o interessa dono assunto, mas sim apresentar provas e argumentos claros, por isso a importância de deixar evidente os métodos usados na pesquisa para que haja a necessidade de confrontar e debater os resultados ali contidos.

Ao concluir o relatório se fás necessário uma breve releitura da proposta feita na introdução, ver qual foi as descoberta e conhecimentos de pesquisa realizadas também é uma ótima opção. Podemos incluir o momento de auto avaliação do trabalho, tomando cientificamente quais os obstáculos metodológicos e de pesquisa encontrados, o que não contribuiu para a execução da pesquisa é também uma bela ideia. 

5.1 Artigo Científico e Relatório para o curso de Ciências Biológicas

Em meio deste artigo, podemos dizer que relatório e artigos científicos são considerados os gêneros mais importantes para o curso de biologia, pelo fato de usarmos em quase todos os trabalhos feitos durante o curso, os quais também nos ajudam a clarear nossas mentes nos trazendo a luz do conhecimento e não nos deixando com sombra de dúvida alguma de como é a vida de um biólogo pesquisador.

Não existe manual algum para se formar um excelente acadêmico, pois isso depende da qualidade e do objetivo de cada um juntamente com a dedicação aos estudos. 

A maior dificuldade vista em um acadêmico iniciante é a criação do costume em redigir logos textos e a metodologia empregada no curso.

A opinião seguinte é que alunos de nível médio devem ter incluso nas matérias a disciplina de metodologia cientifica.

Considerações finais

Com a metodologia pesquisa bibliográfica sobre o tema gêneros textuais, podemos já concluir e identificar a importância do relatório de pesquisa e do artigo cientifico para a vida do discente seja ele de qualquer curso ou instituição a qual também nos traz em mente o interesse pelo conhecimento. 

São gêneros textuais muito usados na vida acadêmicas, e que nos favorecem coerentemente na articulação das linguagens, da escrita e que levado a sério poderá nos favorecer na hora de fazer o mais desejado concurso que tem incluso a redação, um exemplo de concurso bastante exigente e concorrido é o de perito criminal da polícia federal esse sim é um obstáculo da vida que nos pedirá muita competência na linguagem e coesão textual.

REFERÊNCIAS

ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.

ABNT. NBR6023: informação e documentação: elaboração: referências. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.

KOCHE, Vanila Salton. Pratica textual: atividade de leitura escrita/ Vanila Salton Koche, Odete Maria Benetti Boff, Cinara Ferreira Pavoni. 10 ed.- Petrópolis, RJ: Vozes 2014.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. "Produção textual, análise de gêneros e compreensão". São Paulo: Cortez, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de textualização. São Paulo: Cortez, 2004.