A PRODUÇÃO TEXTUAL COMO A SISTEMATIZAÇÃO DE IDÉIAS
 
A PRODUÇÃO TEXTUAL COMO A SISTEMATIZAÇÃO DE IDÉIAS
 


A PRODUÇÃO TEXTUAL COMO A SISTEMATIZAÇÃO DE IDÉIAS

FRANCISCA ADENILZA DA SILVA COSTA

Tradicionalmente a produção texto ocorre por meio da coesão e da coerência textual, sabendo-se que para a produção de um texto necessita-se de dois planos significativos e importantes como o plano conceitual e plano lingüístico, no entanto esses planos garantem as produções uma melhor compreensão no que se escreve sendo que, esses planos estabelecem o caráter coeso e coerente.
Mediante, que um texto é obvio e claro, quando se trata das idéias que estão expressas por meio dele ,estas são inteligíveis. Para que haja clareza em um texto é preciso que os objetivos da produção estejam bem definidos, assim é possível estabelecer parâmetros e adequar linguagem e contexto para que as ideias e a objetividade tenham clareza textual, a produção textual consiste na idéia da organização de palavras que abrangem a maior dificuldade enfrentada na sociedade, ou seja, no estudo da língua portuguesa.
Porém, o problema maior é a configuração de expressão que envolve a modalidade escrita é o interlocutor colabora na constituição do discurso. Para que seja atribuído um sentido a esse texto, o autor deverá apresentar necessariamente um aprendizado especifico através de uma metodologia facilitadora.
A produção textual aborda ainda a interação do texto de forma diferenciada, ou seja, a perspectiva que estuda o texto em sua dimensão textual-discursiva, portanto, é significativamente notório que a construção de textos auxiliam relevantemente na sistematização das idéias, as quais são pré-estabelecidas pela mente de determinados indivíduos, os inserindo no meio social vigente.
Portanto, o que fica subentendido é que aprender e seqüencialmente escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente ao criou ou ainda não provisionou, de moda que as práticas educativas devem ser organizadas de maneira a garantir progressivamente, que os alunos sejam capazes de compreender o sentido das mensagens, isso conseqüentemente vai ajudar o individuo em questão a se munir de forma ímpar em uma constante e obrigatória sistematização de suas ideias e daquelas as que são repassadas a ele, como produto de interação da sociedade em questão.
ORIENTADORA: Professora Doutora Rosangela Lemos da Silva
UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ ? UVA

REFERÊNCIAS

http://revistaescola.abril.com.br/debater-opinar-estimular-leitura-escrita.


 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Adenilza Costa
Talvez você goste destes artigos também