Hoje, já é mito dizer que a educação é a base de tudo no Brasil. É preciso saber que a educação sozinha, nunca, será capaz de reverter a caótica situação do nosso país. Os investimentos, até então, adotados para a educação ainda são pouquíssimos diante das inúmeras dificuldades enfrentadas para a erradicação do analfabetismo no Brasil.

No cenário internacional, o Brasil é visto como um país de desaculturados. Infelizmente, é bastante vergonhoso o que dizem do nosso país quando o assunto é educação. Mas, não podemos tapar o sol com peneira. A verdade é una e crua, somos uma nação de preguiçosos quando se trata de estudo, de cultura.

É bem verdade que há muitos estudiosos brasileiros que se destacam no exterior, porém deve-se salientar que estes, quase sempre, estudam no próprio exterior e, assim, pode-se darem ao luxo de serem exímios profissionais em suas áreas de atuações.

O Brasil já criou tipos famosos que ao longo dos tempos foram se perdurando na história como ícones do que souberam e sabem fazer. Mas, a educação brasileira está longe de criar outros ícones como elementos da sapiência nacional, não que isso seja algo impossível, pelo contrário, há muito o que se fazer para que o nosso país seja um primor na educação. Apenas investimentos.

Diversos países, no mundo inteiro, apostaram e apostam, exclusivamente, na educação e já dão mostras de que só assim as possibilidades de mudanças acontecem e continuam a acontecer. Nunca o estudo foi demais; nunca estudar significou atraso ou coisa do gênero. É preciso que a nação entenda que o esforço pelo estudo depende de cada um dos brasileiros, também.

Muitos dos nossos estudantes continuam se enganando. Fingir que está aprendendo e fingir que está ensinando já foi comprovado que significa atraso para educadores e estudantes. É preciso encarar o problema de frente. O estudo no Brasil precisa ser lavado mais a sério. É preciso concretizar boas e grandes escolas, a fim de se criar excelentes alunos que, no futuro, possam representar o progresso da educação brasileira.

É de suma importância, para o Governo Federal, que a educação prevaleça diante de decisões que a transformem na grande e mais importante prioridade das demandas das políticas sociais.

A nação não pode ficar a mercê de prêmios que congratulam um ou outro brasileiro de expressão internacional. O mais importante de tudo isso é que a nossa educação seja padronizada, ou seja, que todos tenham o mesmo tratamento no quesito cultural em que a educação é ensinada com mais responsabilidade por profissionais e pessoas ligadas diretamente com o tratamento educacional do Brasil. Está na hora de ser editada a educação simultânea, integral e de qualidade a todo e qualquer brasileiro, indistintamente.

Enquanto ficarmos batendo palmas aos discursos de congratulações iremos amargar a posição de país dos analfabetos.