UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO

CURSO DE DIREITO

LAURA RITA CARDOSO E THIELE ARAUJO 

A COMPLEXIDADE DA DEFENSORIA PUBLICA COMO FORMA DE SEGURANÇA CAUSA INSATISFAÇÃO NA SOCIEDADE  

SÃO LUIS

2012

LAURA RITA CARDOSO E THIELE ARAUJO

A COMPLEXIDADE DA DEFENSORIA PUBLICA COMO FORMA DE SEGURANÇA CAUSA INSATISFAÇÃO NA SOCIEDADE

 

Paper apresentado à disciplina de Sociologia Jurídica do Curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, ministrada pela Prof. Nivalnete Lima 

SÃO LUIS

2012

A complexidade da Defensoria Publica como forma de segurança causa insatisfação na sociedade * 

Laura Rita Cardoso**

Thiele Araujo***   

RESUMO

O acesso a justiça está garantido na Constituição Federal o que nos trás a garantia de conseguir demandar por tudo aquilo que pleiteamos. O acesso a justiça feita pela Defensoria Publica, maneira essa de resolver qualquer insatisfação de graça, foi a forma de o Governo garantir o acesso a justiça de forma homogenia. Contudo, muito há de se falar sobre os procedimentos iniciais que ainda criam uma barreira muito grande entre a justiça e a sociedade.

Palavras-chave: ACESSO A JUSTIÇA. DEFENSORIA PUBLICA. JUSTIÇA. PROCEDIMENTOS INICIAIS.

1 INTRODUÇÃO

                O acesso a justiça é um direito constitucional que tem como objetivo principal trazer a satisfação da população. É através da justiça formal, que nossos direito poderão e devem ser garantidos de forma com que qualquer problema seja resolvido. O Órgão Jurídico, conta com a Defensoria Publica órgão esse público que presta auxilio jurídico gratuito para qualquer um que não tem condição de entrar com uma ação devido aos grandes gastos.

            O aspecto econômico muito fecha o ciclo para dificultar o acesso à justiça, porque começa na falta de conhecimento das pessoas quanto aos seus direitos, assim como na falta de confiança que a população tem em órgãos públicos, não tendo condição de pagar um advogado, ou a sociedade deixa de pleitear ou procura a Defensoria Publica.

            No entanto, a sociologia jurídica tendo como seu objetivo principal mostrar a realidade do direito, isso instigou que no presente trabalho se firmasse com pesquisas de campos para que vejamos o que realmente acontece na sociedade.  Sob forma de exposição e não critica, a Defensoria Publica de São Luis foi visitada para completar com as informações teóricas trazidas. E que no mais se adianta desde já que se obteve grande êxito quando a sua subsunção da teoria com a pratica.