Dados do Trabalho

Título:SUSTENTABILIDADE PARA INCLUSÃO SOCIAL
Palavras-chave:SUSTENTABILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL, DESENVOLVIMENTO

Autor

Nome:Maria do Socorro Leite Cruz Sampaio
E-mail:[email protected]
Formação:Graduacao (Cursando) Instituição:Faculdade Paraiso do Ceará

Orientador

Nome:Josean da Silva
E-mail:[email protected]
Formação:Mestrado (Concluido) Instituição:Faculdade Paraíso do Ceará

Coautor [1]

Nome:Abnadhab Cruz Sampaio
E-mail:[email protected]
Formação:Graduacao (Cursando) Instituição:Faculdade Paraiso do Ceará

Coautor [2]

Nome:Rogéria de Sousa Salviano
E-mail:[email protected]
Formação:Graduacao (Concluido) Instituição:Faculdade Paraíso do Ceará

Resumo

Introdução:O conceito de desenvolvimento sustentável precisa ser desconstruído para ser novamente constrído a partir da força pró-ativa e necessariamente positiva. Diante de uma sociedade capaz de se autodefinir como construtora de sua prórpia história é importante ressaltar a base o mal uso das nossas reservas naturais, sabendo o quanto é difícil e até quase impossível a renovação dos maiores bens que temos como fonte de riqueza e vida, faz-se necessário abordar um assunto tão polêmico como é a questão da sustentabilidade, tendo como reflexo a sociedade. Principal interessado e ao mesmo tempo principal agressor. Sustentabilidade e responsabilidade social, caminham concomitantemente emparelhadas, atreladas a um propósito comum: promover o crescimento e o desenvolvimento. Porém é imprescindível revermos nossos conceitos de crescer sem atropelarmos nossos antepassados. E, desta forma, caminharmos rumo ao futuro, tendo como foco maior a preservação e o uso correto dos solos que pisamos, dos irmãos que o cultivam e dos frutos que deles nascem.

Objetivo:O presente trabalho tem como objetivo, apresentar os conceitos basilares que norteiam o desenvolvimento sustentável, com os desafios para a construção da sustentabilidade, como forma de responsabilidade social. Esclarecer o verdadeiro significado dos vocábulos sustentabilidade, responsabilidade, dentro do contexto sócio ambiental da reconstrução e da salvação do planeta. Mostrando a realidade causada pela busca inconstante de poder e desenvolvimento. Relatando experiências que demonstram a possibilidade de vivermos sem agredir a natureza e a nós mesmos. A segurança alimentar, com orgânicos, a consciência ambiental, usando a tecnologia a favor da vida. Fazer o crescimento com respeito e responsabilidade. Ser elemento sensível e pronto a defender as águas e as terras, bem como as florestas. Saber que a importância dos recursos renováveis e da escassez dos não renováveis. Apresentar conceitos como base para o desenvolvimento sustentável. Identificar os pontos cruciais para a sustentabilidade. Apontar os recursos renováveis e não renováveis, buscando a segurança em sua utilização. Analisar a responsabilidade da sociedade para com o meio ambiente.

Metodologia:Realização de trabalho de campo com as comunidades rurais, buscando ver a geração de renda, especificamente com o Plano Brasil Sem Miséria, e o uso consciente de agrotóxicos e as lavouras que são orgânicas. Demonstrando assim, a diferença e a responsabilidade que tem o produtor agrícola com o meio ambiente e até mesmo com a saúde.

Conclusão:Diante dessa perspectiva de sustentabilidade, desde universo infinito que envolve as mais amplas e diversos saberes que necessitam interagir de maneira global com todos os seguimentos da sociedade, com o intuito de relacionar o produtivo com o qualidade de vida. É fundamental a produção de conhecimento, mas também é preciso viver com qualidade.