Responsabilidade Civil dos Provedores de Internet - Fichamento

O presente esboço tem por finalidade enumerar algumas considerações sobre o assunto supracitado, sendo estas resumidas, já que o tema é atual, operante, ativo e dinâmico a todo o momento, tendo a esfera jurídica, que; melindrosamente; enquadrá-lo dentro do ordenamento vigente sem, contudo ferir direito das partes concomitantemente aplicando a Responsabilidade civil das mesmas no âmbito social.

Para Maria Helena Diniz (2009, p. 34), responsabilidade civil pode ser definida:

[...] a aplicação de medidas que obriguem alguém a reparar dano moral ou patrimonial causado a terceiros em razão de ato do próprio imputado, de pessoa por quem ele responde, ou de fato de coisa ou animal sob sua guarda ou, ainda, de simples imposição legal.

A doutrina também ensina que devem coexistir os elementos ou requisitos para a configuração da responsabilidade civil que são a conduta humana, o nexo de causalidade e o dano ou prejuízo.

No que tange à responsabilidade civil dos provedores de internet, para abordarmos o assunto faz-se necessário que passamos a conhecer a função e a diferença entre provedores de backbone (provedor responsável por ligar o país a diversas redes). Ex: Embratel; provedores de conteúdo (são os sujeitos de direito responsáveis por disponibilizar informações na internet, em espaço próprio ou de terceiros); provedores hospedeiros (que têm a função principal de hospedar páginas ou sites de terceiros possibilitando seu acesso pelos demais internautas); provedores de acesso (os quais atuam como intermediários, retransmitindo essa conexão aos destinatários finais ou mesmo a outros provedores).

 
Download do artigo
Revisado por Editor do Webartigos.com
Leia outros artigos de Mayra Andrade Garcia De Paula
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
FORMADA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PELA ULBRA; CURSANDO DIREITO NA ULBRA;
Membro desde agosto de 2012
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo: