Os próximos anos serão promissores para a economia e o turismo no Brasil. Entre 2014 e 2016 o país será sede de dois eventos importantes, a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Rio de Janeiro. A ideia de que o setor turístico crescerá exponencialmente faz com que o investimento privado seja maior a cada dia e os resultados desses investimentos já começam a ser vistos.

Um exemplo desse desenvolvimento tão positivo é a quantidade de hotéis que começaram a ser construídos no Brasil. Até 2016 serão 422 novos empreendimentos, com um total de quartos que chama a atenção: 70.531. É evidente que as cidades sede do mundial receberão a imensa maioria dessas contruções. Haverá, para o futuro, hotéis em Fortaleza, Natal, Recife e na grande maioria das capitais que sedirão o evento.

Segundo consta o investimento privado terá um total de 12,2 bilhões de reais, serão 33,8 mil empregos novos. De olho primeiramente na Copa do Mundo, serão construídos 23 novos hotéis no Rio de Janeiro e outros 42 em Belo Horizonte. Para o Campeonato Mundial de Futebol do ano que vem a previsão é de que 164 hotéis novos já estejam prontos para receber hóspedes, totalizando 28.248 quartos habitáveis. Para esse momento, 14 mil pessoas já estarão empregadas, dedicando-se a essas construções.

A realidade é que para o Brasil a realização desses eventos esportivos pode ser positiva. Especialmente no que se refere ao crescimento do país como um pólo turístico mais importante do que já é. Seguramente, contando com o investimento privado, o destino Brasil como um todo terá muito mais infraestrutura e será ainda mais imperdível.