O episódio narrado abaixo aconteceu comigo.

Em dezembro de 2023, completarei cinquenta anos de formado em engenharia agronômica pela então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, F.C.A.P, hoje Universidade Federal Rural da Amazônia, U.F.R.A. (Brincando digo que fui três em um. Explico: Fiz vestibular para a Escola de Agronomia da Amazônia,E.A.A.; Cursei graduação na F.C.A.P. e trabalhei como docente na U.F.R.A. até sair do aposento em 2010).

Pois bem. Decidimos festejar o grande feito de cinquenta primaveras, que no dito popular é chamado de Jubileu de Ouro. Quando esse movimento começou estávamos saindo da terrível pandemia da COVID-21, portanto, por cautela, já que todos/as vivos que estão, somos jovens por mais tempo… Não poderíamos arriscar em encontros presenciais, mesmo sendo em uma aconchegante mesa de bar… Voluntariamente tomei a frente, por ser desde 2010 um “fiscal da Natureza” – aposentado, em identificar, certificar se o colega estava vivo ou não, caso sim, localizar seu endereço, ou seja, fazer uma ficha atualizada e precisa de cada um dos 84 seres que colaram grau no dia 01 de dezembro de 1973! Me diverti arduamente desde setembro de 2022 para alcançar os objetivos e metas propostas por mim, ao grupo semente formado por dois ou três colegas mais velhos. Agora, em setembro de 2023, exercitando a curta tolerância, decidi me despedir… Aqui está a narração que enviei para todos/as:

“Meu coração de setenta e dois anos e oito meses de vida, ou seja, seiscentas e trinta e seis mil, quinhentas e vinte horas aproximadas de vida, já lançou para todo o meu corpo, duzentos e cinquenta e quatro milhões e quinhentos e noventa e dois mil litros de sangue, segundo o site "Hospital do Coração de Alagoas" https://hospitaldocoracaoal.com.br/dicas-de-saude/205/11-curiosidades-que-vao-fazer-voce-conhecer-melhor-o-seu-coracao .

O Rio Amazonas lança 105 bilhões de litros de água doce no Oceano Atlântico a cada minuto, segundo o site Educação Ambiental em Ação .

Diante desta minha insignificância, anuncio a todos e todas que estou me despedindo do grupo Formandos, no WhatsApp.

Estou na idade que não me é permitido errar, embora a todo momento cometo erros – ou equívocos, como alguns aliviam. Embora possa parecer uma tremenda intolerância, mas esta minha decisão está embasada em fatos transcorridos e que neste exato momento ainda acontecem no ambiente digital que tentamos nos abrigar. Tenho plena consciência que me doei integralmente ao ao objetivo para a realização com sucesso do nosso Jubileu de Ouro. Desde a identificação completa de todos os nossos colegas formandos a partir da placa carcomida de formatura, até a atualização do estado de vida de cada, isto é, quem já tinha partido, endereços dos que vivos estão, até contatos telefônicos com os mesmos, já que estávamos em plena epidemia da COVID-21. Criei um blog o Engenheiros Agrônomos UFRA 1973 que anunciei como o nosso repositório diário de ações, atividades, lembranças, fotos e tudo que nos remetesse aos anos vividos na FCAP, de 1970 a 1973 e que contribuísse para a festividade do Jubileu. Em vão.

Decidi cuidar de mim, de minha saúde, de minha família e de meu “Ócio Criativo”. Continuar a escrever minhas memórias e lançá-la em uma nave espacial...

Não sei quantos mais litros de sangue meu coração lançará para o meu corpo, mas buscarei viver intensamente como se fosse a última gota.

Finalizando sei que cada ser humano é o acúmulo de tudo que viveu em sua existência, bom ou mal, doce ou amargo, triste ou alegre.

Sejam e estejam felizes.”

(*) Em meu Status do WhatsApp poderão saber de mim.