Quarenta Anos

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em História e Bacharel em Direito, Pós Graduado em História e Construção Social do Brasil, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora.

Resumo

O tempo é um dos grandes desafios da humanidade. A idade é vista como um castigo e não como uma dádiva. A juventude é compreendida como modelo de felicidade, e os padrões do bem viver estão ligados à idade. Como viver aos quarenta anos sem medo, sem remorso e sem ter pena de si mesmo? Não existe uma receita de vida, o melhor da vida é viver cada minuto como se fosse o último. Isso faz a diferença no fim do jogo...

Palavras Chaves

Quarenta Anos, Idade, Viver, Felicidade, Amigos.

Os quarenta anos, idade tão pouco esperada, quando tinha vinte achava que o tempo nunca iria passar... Mas passou! E agora como eu sou? Talvez um homem mais maduro. Isso nunca! Maduro lembra os livros de auto ajuda que nunca ajudam ninguém, a não ser os autores que ganham muito dinheiro vendendo as receitas de vida para pessoas que tem medo de viver a sua realidade e buscam no outro a razão para continuar a reclamar e mal dizer sua sorte.

O espelho engana! Ele é mentiroso! Hoje sou m homem de quarenta anos, tem a impressão de ter vinte, talvez trinta, mas o que isso importa? Sou o mesmo homem! As rugas cada dia ficam mais comuns em meu rosto, lembram-me que devo viver a cada segundo como se fosse o último, não que a idade pese, mas o olhar da beleza é diferente.

Como devo me sentir aos quarenta anos? Sinto bem! Tenho mais projetos para esta próxima década quando os meses e anos que acumularam as minhas experiências neste universo humano revestido de sonhos e paixões. Quero fazer uma nova faculdade não para entrar em um novo emprego ou ganhar mais dinheiro, mas para aprender, viver a tranquilidade da experiência em sala  de aula, conviver com pessoas e mestres. Isso é fascinante aos quarenta anos!

Posso pensar em mudar de profissão, posso pensar em mudar de cidade, mas nunca abandonar os amigos, que conquistei ao longo do tempo. Quero sim conquistar novos e fantásticos amigos, quero viver com eles novas oportunidades, conhecer novos lugares, experimentar novos sabores e sentir o frio da madrugada e o calor do sol nas tardes de verão, já que os amigos são os parentes que podemos escolher e muitas vezes os mais amados.

Aos quarenta anos tenho o privilegio de ter ao meu lado Roberta, uma mulher brilhante, em todos os sentidos da palavra, sem ela a caminhada seria muito árdua ou mesmo insuportável. Talvez eu não fosse o homem que sou. Roberta é meu amor! Quando o homem encontra o amor, a vida é mais colorida e o tempo para e contempla a felicidade. Como é bom voltar para casa e encontrar quem você ama te esperando.

Quero malhar mais, não para deixar o corpo como o de um adolescente, mas pelo prazer de estar cuidando do corpo que durante quarenta anos vem suportando todos os tipos de desafios. Coisa como obesidade não é problema. Gosto de malhar, porém o prazer de comer bem vale mais do que um corpo sarado. A beleza da vida vai além da visão limitada das multidões, os meus amigos são o que importa, o meu amor é o que vale a pena e o meu filho é a razão de amar a vida como se fosse a mais “bela donzela” do planeta.

AIKIDO, não é apenas uma arte marcial, mas um complemento fundamental para encontrar a sabedoria. O tatame também é uma grande biblioteca, onde os estudos são voltados para o autoconhecimento, cada movimento representa o princípio e o fim da criação humana. Cada queda mostra a fragilidade do ser humano e o tanto que podemos melhorar e ajudar os outros, que muitas vezes não estão longe e sim bem perto. O vestuário, a troca de roupa, o alongamento são parte do ritual da transformação interior do ser, o olhar no olho do outro que empresta o corpo para treinar é uma realização da alma e do espírito.

Não sei o que sou, e talvez nunca saiba. Mas isso não importa! O que importa é que meus sonhos continuam com o mesmo brilho e aroma de quando tinha 10 ou 12 anos de idade, e que a minha vontade de ser um homem mais harmônico, vai além da idade. A minha experiência mostra que a idade é apenas um caminho que percorremos durante o tempo. É uma professora severa às vezes, porém muito generosa! Quarenta anos, sábio como a vida e belo como o sorriso de criança. Viva meus quarentas anos!