QUANDO A CRIATURA SUPLANTA SEU CRIADOR

Não perceberam ainda que há um expoente criado, o qual ganha de virada daquele que o criou? Não atentaram ainda para as ovações que esse ser é galardoado com efusivas homenagens; que em seus santuários - particularmente no Brasil - ele dá de 10 a 0 no que tange a receber dádivas cúlticas, superando em milhares de vezes aqueles parcos oferecimentos direcionados ao criador? Pois é! Há um dia quando milhares e milhares de fogos sobem às alturas, dignificando um ícone com o imprimatur de uma organização, comandada por um grupo de líderes divorciados da realidade do que vem a ser Igreja. Se não atinaram ainda para o que isso representa, basta um confronto entre o que a criatura recebe em detrimento de seu criador. Para ilustrar pode-se referir a inúmeros santuários espalhados por este mundão, nos quais romarias imensas locupletam os átrios de suntuosos templos, todos dedicados a esse expoente máximo da religiosidade. Tão altaneiros são que, em comparação às humildes capelinhas erigidas em nome do Cristo - fruto dessa figuras - têm em suas abóbadas as insígnias da era da mãe das mães.  Milhões em peregrinações saem de seus recantos visando tributar honras, louvores, homenagens mil e, porque não dizer, adoração. Sim! Derramamento de lágrimas, oferecimentos de velas, quadrinhos com fotos, água benta e infinidade de donativos a esse ícone, como se ele fosse a última palavra em santidade. A tal ponto chegou o status de Maria, que em todos os lares dos mais velhos - porque a juventude não despende seu tempo a tal expoente - ela tem lugar reservado nos corações deles.

Com efeito, nesse dia pode-se ver tudo, mas tudo mesmo, que o criador não recebe jamais no seio da religiosidade. Verão caravanas imensas em direção ao maior centro religioso do país. Nas periferias daquele suntuoso templo dedicado a uma criatura, um comércio rendoso se forma, abastecendo os anseios da freguesia que, ávida por uma graça adquire figuras menores, visando colocar seus lares sob a proteção do exaltado ser. Segundo um representante do mercado de imagens, a própria igreja é a proprietária mor das grandes fábricas de imagens distribuídas em todo o Brasil.

 Sim, quando chegar esse dia prestem atenção se não ocorre de fato essa imensa louvação, Com shows pirotécnicos, pipocando no imenso céu brasileiro, saudando aquela que toma dianteira no setor religioso do brasileiro. Será quando a prova cabal demonstrará que o Criador perde feio para uma de suas criaturas. Ah... e o Jesus Cristim? Onde fica ele nesse dia? Na penumbra, já que ele é um consequente de Maria. Sem ela o nazareno não existiria, não obstante Deus poder, "suscitar de pedras, filhos a Abraão".