Preciosos momentos na praia de Maracaípe

Rejane Guimarães

 

Todos os nossos momentos juntos são incomparáveis, mas, como os da praia de Maracaípe-PE, eleita por nós, como a nossa praia predileta, não tem igual. O tempo nunca poderá apagar as boas lembranças dos intensos e alegres momentos que vivenciamos, por isso mesmo, registro aqui com destaque esse nosso cantinho de amor e paz.

Maracaípe, 2,5km a separa da charmosa praia de Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. Em nada devendo a praia de Porto de Galinhas tão conhecida e visitada pelos turistas de todo mundo, e, merecidamente, eleita pelo sétimo ano consecutivo pela Revista Veja, a praia mais bonita do Brasil, ainda assim, prefiro Maracaípe.

Maracaípe, seu nome é de origem TUPI e significa “árvore que canta” devido ao som produzido pelas águas do Rio Maracaípe, que em seu curso, choca-se com a vegetação do mangue e suas raízes, produzindo um som semelhante a uma gaita. O Rio Maracaípe lança suas águas no mar do pontal de Maracaípe formando um cenário belíssimo onde se pode usufruir do banho de rio, do mar, e desfrutar das piscinas naturais na maré baixa.

É um lugar “singular” e múltiplo. Muitas são as opções de praia numa mesma região: arrecifes, piscinas naturais, águas rasas e mansas, águas um pouco mais fundas e com ondas, muitos coqueiros, foz de rio, bancos de areia e mangue são alguns dos elementos que fazem de Maracaípe um lugar para esquecer todos os outros. Perfeita também para quem curte esportes aquáticos como surf, kitesurf, windsurf, mergulho, e ainda para quem gosta de programas mais tranqüilos como passeios de jangada pelos arrecifes para curtir as piscinas naturais ou pelo manguezal para conhecer os famosos cavalos marinhos do Pontal, além de passeios de bugue e a cavalos.

Nosso cantinho de refúgio e aconchego em Maracaípe, na grande maioria das vezes, acontece na Pousada Maracaípe, ou como a chamamos - a pousada da Celina. Descrevo aqui um pouco dessa energia, pois, conhecendo a Celina desde menina, através de meus tios maternos, sei do cuidado, dedicação e esmero do seu empenho desde o começo de sua instalação.

A Pousada Maracaípe nasceu do amor da família Aguiar pelo mar. Sempre acompanhando seus filhos que começaram a se destacar no surf, Celina acampava em Maracaípe. Enquanto seus filhos usufruíam das boas ondas, ela encantava-se com as caminhadas ao pontal, banhos de rio e de mar, passeios pelo manguezal, comungando com toda aquela natureza. A noite acendia fogueira, olhava o céu estrelado e sonhava em construir ali uma pousada, para que outras pessoas pudessem também aproveitar desse belíssimo paraíso.

Primeiro surgiu em 1987, sua pequena casa para substituir a barraca e abrigar não só os filhos, mas todos os amigos que apareciam na praia de Maracaípe. Em 1989 os primeiros 05 apartamentos ficaram prontos, nascia a Pousada Maracaípe, a 1ª pousada dessa linda Baía de Maracaípe. Nessa época por lá, não existia nem telefone, e as reservas eram feitas pelo nº da residência da Celina no Recife. Ao longo do tempo foi crescendo e melhorando. Atualmente foi reformada e tem 18 apartamentos, 03 casas mobiliadas, sala de TV, lanchonete, uma piscina e uma churrasqueira, onde meu querido companheiro gaúcho, ao som de suas músicas nativas, prepara e assa umas carninhas.

Não posso deixar de falar também do delicioso café da manhã da pousada, com farta variedade de frutas fresquinhas, iourgute natural com mel puro, pãezinhos, queijo, presuntos, ovos e outras maravilhas. Tudo isso nos conquista e forma um ambiente acolhedor e aconchegante É por isso que assim como nós dois, muitos, dos seus primeiros hóspedes, lá se instalam até hoje.

Numa de nossas hospedagens aconteceu sob uma energia de um eclipse lunar, onde era propagado que no céu se anunciaria um Portal da Transformação. Foi assim que na beira mar, nós dois ficamos juntinhos, assistindo o espetáculo da natureza da luz da lua sumindo, se afinando, se escondendo, até escureceu, e depois, imensa e bela, reaparecer derramando sua luminosidade transformadora sobre nós dois, com toda sua magnitude e esplendor – um verdadeiro espetáculo.

Em Maracaípe consolidamos a nossa energia de amor e alegria, lá, pude descobrir o quanto nos identificamos com a beleza e singularidade ímpar deste lugar.

Ah! A Pousada da Celina, como não recordar. Simples, mas um ambiente propício ao nosso amor. Mesmo sem aparelho de som ligado, uma música suave sempre nos envolve. As luzes que aparecem ao redor assemelham-se a velas acessas, refletindo nossa imagem na parede clara do quarto, onde rimos, dançamos e nos amamos ao ritmo de nossos desejos. Nossos corpos se abraçam, misturaram e se fundem num só em cadência, sintonizados e embalados por uma energia contagiante. Olho nos olhos nos atrai e aproxima, refletindo o que nos chega à alma, o nosso imenso amor e toda tesão, diante daqueles instantes divinos. Nossos corpos cúmplices se tocam desejosos, a princípio, bem lentamente, harmoniosamente, como se nunca tivéssemos sido separados, depois, se conectam como se já fossemos uno.

Quando chegamos a Maracaípe um ritual sempre acontece, sem parecer, no entanto, enfadonho e repetitivo. Pela manhã, caminhamos pelas areias da praia, partindo da pousada até ao pontal. No pontal, o banho do rio é indispensável. O encontro do rio com o mar, as águas claras e morninhas nos convida a ficarmos horas a fio nos banhando descompromissados e naturalmente à vontade, integrando-se totalmente com a abundante natureza ao redor. Saindo das águas, sentamos em frente ao rio para secar nossos corpos, sentindo o sol a nos bronzear, esquentar e secar. Bem a nossa frente e por todos os lados, uma imensidão de cores, verde, azul e amarelo se misturam com uma brisa fresca e tênue que nos convida a tomar àquela cervejinha gelada, juntamente com os petiscos marítimos sempre variados e saborosos.

Algumas fotos são tiradas, importantes para o registro desses momentos, que ao longo de nossa convivência, já lotam nosso álbum de fotografias das muitas idas e passeios a Maracaípe.

Na volta, continuando nossa caminhada, mais uma paradinha para a água de coco bem fresquinha. Adiante, outra parada nos mangues e mais fotos de todo este magnífico cenário. Às vezes, retornamos caminhado despretensiosamente, noutras, tão felizes que estamos, seguimos correndo, suando, nos exercitando, até chegar ao Bar da Chris.

O Bar da Chris é outro ponto certo de parada, e fica bem próximo da pousada da Celina. Chegando ao bar, novamente entramos nas águas, agora nas águas mais agitadas com as ondas do mar.

O bar da Chris fica na beira-mar, sempre tem música ao vivo de boa qualidade ao som de violão. Com o atendimento afetuoso e alegre do seu filho Cássio, muitas vezes, nós passamos o dia todo, só saindo à tardinha. Antes de almoçar, saboreamos a pedida da casa, os maravilhosos caldinhos de frutos do mar preparados com esmero pela Chris. São realmente incomparáveis diante de tantos outros que já experimentamos por muitas outras praias do litoral de Pernambuco, do nordeste e de outras regiões do sul e suldeste do Brasil.

Ainda sob o animado e prestativo atendimento do seu filho Cássio, sempre com boas sugestões gastronômicas, impossível resistir almoçar um peixe frito caprichado, com saladas e batatinhas fritas, ou mesmo, um bom cozido de peixe pescado bem cedinho pela manhã, de preferência um peixe Arabaiana, acompanhado com aquele especial pirão delicioso.

À noite a praia de Maracaípe é silêncio e quietude. Quem quer e gosta de agito, vai para Porto de Galinhas. Lá, lojinhas de artesanato ficam abertas até tarde, além de uma infinidade de bares, lanchonetes, restaurantes, boates, shows, apresentações de artistas de rua, que certamente, são opções de balada para todos os gostos, convidando a galera a esticar a noitada.

Mas, quem quer continuar a noite ali mesmo em Maracaípe, as estrelas próximas e brilhantes no céu bem azulzinho, é um espetáculo a parte, bom momento para namorar bem agarradinho, sobre o som das ondas do mar. Quando optamos em ficar a noite em Maraca, é neste cenário que a empatia entre nós é acionada, seja nos pensamentos, no físico, nas emoções, nos gostos, nos sentimentos e no espírito, tudo se mistura divina e majestosamente. Ondas vibratórias nos unem, como se nos reconhecessem de eras passadas, de elos perdidos, de correntes truncadas, mas, ao se defrontarem, retomam a harmonia automaticamente e se torna reconquistada e estabelecida novamente, embelezando esse nosso momento. Horas, minutos, segundos e a simbiose de nosso ser se faz presente, elevando a nossa alma em direção a sentimentos superiores, só encontrados entre seres apaixonados, sensíveis e puros de almas.

Maracaípe - que o Divino nos permita outros tantos e grandes momentos assim...