PENA DE MORTE  -  O fétido excremento de algns países civilizados!

        Para  vergonha da preservação da vida e da dignidade humana, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira e outros cinco condenados a pena capital foram mortos por fuzilamento na Indonésia neste sábado (17/01/15 - às 15h31, horário de Basília). Marco chorava muito, foi amarrado a uma estaca e executado selvagemente por um pelotão de 12 atiradores. Eles foram condenados à morte por tráfico de drogas.

        Dói meu coração e minhas entranhas imaginar a dor cruel que avalancha os pais, irmãos e familiares desses infelizes condenados. Que Deus, em Sua suprema misericórdia e profundo amor possa aliviar, como um bálsamo, a dor atroz dessas pessoas através do lenitivo de Sua maravilhosa presença nos instantes de profunda dor e sofrimento pela perda cruel e desumana.

        A pena capital é peremptoriamente excomungada pela Comissão Internacional dos Direitos humanos. É indiscutível que qualquer pessoa que praticar qualquer ato ilícito, desonesto e criminoso, deverá ser julgada, condenada e pagar centavo por centavo de sua culpa, seja atrás das grades ou através de qualquer outro meio determinado na sentença (prestação de serviços à comunidade, pena pecuniária, etc.). Todavia, pagar com a vida por meio de uma execução austera diante de um pelotão de fuzilamento, é um ato indigno e cruel que supera toda e qualquer infâmia. Trata-se de uma sentença retrógada, mentecapta e extremamente vergonhosa. A substituição da pena capital por uma prisão perpétua, até que não seria tão infame quanto o execrável fuzilamento.

        Não existem a nível mundial quaisquer provas de que a pena de morte tenha um especial efeito dissuasor no que diz respeito à criminalidade. Há quem afirme que abolir a pena de morte eleva as taxas de criminalidade, mas estudos realizados, por exemplo, nos Estados Unidos da América e no Canadá, em nada apoiam essa crença. Em 2004, nos Estados Unidos da América, a taxa média de homicídio nos estados que aplicavam a pena de morte era de 5.71 por 100.000 habitantes, contra 4.02 por 100.000 habitantes nos estados que não a aplicavam. Em 2003, no Canadá, 27 anos após a abolição da pena de morte neste país, a taxa de homicídio decresceu 44% desde 1975, altura em que a pena de morte era ainda aplicada. Ao invés de tornar a sociedade mais segura, a aplicação da pena de morte tem exercido um efeito nefasto na sociedade. A pena de morte serve apenas para legitimar o uso da força pelo estado e perpetuar o ciclo de violência.

Por Rubens Britto (teólogo, escritor e palestrante), autor do livro “Drogas – O Mal do Século XXI”).

http://www.bookess.com/read/20223-drogas-o-mal-do-seculo-xxi/