Acordei, hoje, preocupado com a humanidade, mais precisamente com as pessoas que vivem, trabalham, constroem e fazem com que este mundo aconteça, sim, aconteça de forma a realizar sonhos, a conquistar seus espaços reais, ou não, quem sabe fictícios, sim, muitas pessoas adoram viver num mundo irreal, no faz de contas; interessante, essas pessoas vivem, é verdade, enquanto muitas outras, talvez não muitas, trabalham e levam a vida a sério, de forma responsável, talvez muito além do que deveria ser, e acabam por mergulhar num mundo de stress, de opressão, mas tudo isso em nome da ética, acabam, muitas vezes em clinicas psicanalíticas a fim de vencer, e conseguir viver. O mais intrigante é, que aqueles outros grupos, aqueles que estão aí a navegar, sim é isto mesmo, vivem também, e as vezes melhor do que a nossa simples capacidade de raciocinar possa alcançar os patamares da razão. Mas, como escrevi ao iniciar este parágrafo, Acordei hoje preocupado com a humanidade; pois é, me deparei logo com a internet, sim, é isto mesmo, e sobre este tema é que vou escrever.

Parece que finalmente achei algo sobre o que escrever. Pensei em escrever sobre Direito Educacional, que é meu forte, “ e todas aquelas legislações brasileiras que disciplinam a educação neste país, e depois pensei em escrever sobre “Onde vivem os políticos” e sua singela mensagem sobre a ineficiência deles, constatada a cada dia. Mas hoje, numa interessante conversa com minha filha Jackeline Marcela, esse assunto surgiu, mais urgente em minha mente, haja visa, as destruições que muitas pessoas que estão sofrendo as conseqüências de golpes dos mais diversos moldes, os quais são aplicados através da rede mundial de computadores, a tão familiar Internet. O que me reportei logo, a uma característica que considero essencial para identificar o ser humano. A característica que identificou através da palavra “ Personalidade”, sim e logo, sai a buscar alguns significados para essa palavra:

Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um individuo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.

A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada individuo. O termo deriva do grego “ persona “ como significado de máscara, designava a “ personagem “ representada pelos atores teatrais no palco. O termo é também sinônimo de celebridade. Pode-se definir também personalidade por um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um individuo, outra definição seria: a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do individuo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente. Mais claramente, pode se dizer que é a soma total de como o individuo interage em relação aos demais

E porque escrever sobre isso? Por que é tão urgente?

Vejo, que não será através deste artigo, que esgotarei o assunto, mesmo por que é muito complexo e infinitamente quanto a internet, e que esse é só um sentimento sem bases “científicas”, talvez, que, na medida em que a tecnologia nos proporciona mais ferramentas para expressar nossa personalidade, as pessoas se tornam menos importantes, menos capazes, ou menos interessantes, (qual será a palavra certa?) como será que poderíamos usá-las para tornarem mais expressivas as nossas idéias, quando procuramos entender por que as pessoas acabam por destruírem-se, e o pior é que as destruições estão adentrando nas casas, via internet, por ações praticadas por pessoas, com ou sem personalidade, é questão de opção, aceitar ou não, você ao nascer, ao vir a este mundo recebeu do criador do universo, o livre arbítrio, agora você decide, aceita, acredita ou não, a decisão é sua.

Vou procurar explicar, ou quem sabe, tornar menos complicado o entendimento a esse ferramenta chamada internet:

Hoje, com tanta ferramentas disponível e tanta coisa nova aparecendo a cada dia, fica difícil separar o que nos importa de verdade, e do que é lixo social, um veneno social. É muito mais fácil criar perfis em redes sociais e simplesmente seguir o fluxo, e é o que a maioria das pessoas fazem. E fazer isso é permitir que a opinião corrente seja a própria opinião, é simplesmente deixar de ser autêntico, e passar a viver o que os outros querem e desenham. Comece a grande viagem ilusória promovida, pelos atores e portadores de transtorno de personalidade, e levando suas vítimas à destruição, sejam elas, cultas ou não, ricas ou pobres, a fala desses atores, ocupantes de espaço que deveria ser para a construção do conhecimento culto e sadio, pelo contrário, entram no ar, os personagens do mal e da destruição.

Posso falar em Nelson Rodrigues e o mais novo Paulo Coelho, ou qualquer outro ilustre personagem do mundo das celebridades traduzido por fãs que eu nunca conseguiria ter em minhas mãos. Todo esse universo cultural está disponível pra qualquer um, e deveria nos ajudar a experimentar coisas novas, a criar novos gostos e trocar experiências, para uma humanidade que busca o saber, mas de forma sadia e ética.

Mas, é verdade, sempre tem um mas, não é isso que se vê por aí. O que temos hoje é um número absurdo de pessoas online simplesmente criando perfis e ouvindo as mesmas coisas, vendo os mesmos vídeos, fazendo todas as mesmas coisas. Sempre as mesmas coisas, tornando-se alienados, simplesmente alienados,simplesmente entulhados na rede, com porcarias. Através de ferramentas tais como o Orkut, msn, e outras atualíssimas, que surgiram a tão pouco, lamentavelmente, famílias estão sendo destruídas, pela leviandade dos internautas, irresponsáveis e de personalidade transtornadas, que sugiro, se é que ainda há tempo, que procurem um psicanalista, psicólogo ou quem sabe um psiquiatra; antes que seja tarde demais, e acabem por destruírem pessoas, e famílias, exceto que se infelizmente já perderam o censo de responsabilidade e o verdadeiro amor, não aquele “amor “ que os internautas, aqueles, sem escrúpulos, com personalidade transtornada, vêm fazendo com pessoas, menos esclarecidas, via webcam, enquanto usam o msn, estão “ fazendo amor”, que é isso, que amor que nada, a isto eu chamo de prostituição virtual, traição virtual, falta de respeito e vergonha na cara. E, não pensem que são seres humanos, menos esclarecidos que agem dessa maneira, não, são eles, homens e mulheres portadoras de nível cultural superior, e ocupantes de cargos e ou funções tais como, pastores, militares e outros profissionais, os quais deveriam construir a felicidade, pelo contrário, constroem a desgraça,a ruína das famílias.

A internet foi e é a melhor invenção do século passado, e possui um potencial ilimitado para o que podemos fazer nela. Ela faz parte da construção da nossa personalidade, pelo menos da minha geração em diante, e é importante saber se orientar nela. Incrível como a maioria das pessoas simplesmente ignora isso e faz da internet seu álbum de fotos. Ainda, se fosse álbum de fotos, sim, não vejo mal, em se falando em um álbum de fotos, mas faz parte. Nem tudo está perdido, vamos resgatar os valores, e salvar a família.

Concluo fazendo um apelo: Hei, esposas, maridos, pelo amor verdadeiro que juraste perante Deus e os homens, não deixem que esses atores pervertidos, via internet, com transtornos de personalidade, destruam os vossos lares, o vosso amor. Vigie, fique alerta, não deixe que o inimigo durma na mesma cama. Salve a tua família, salve-se a ti mesmo.