Em poucas palavras, a pessoa que trata da correspondência jurídica é alguém que agiliza a rotina dos maiores escritórios de advocacia no país. Os escritórios, que muitas vezes se fixam nos grandes centros urbanos, realizam serviço jurídico para inúmeras empresas e, frequentemente, existe uma grande quantidade de contratos com clientes de várias partes do Brasil. Justamente por isso, os seus serviços são exigidos em toda a extensão do território nacional.

Nessas situações, sempre surgem demandas que precisam ser realizadas na localidade do trâmite do processo, culminando em viagens demoradas e caras para atender a essa finalidade. Mas, como algumas dessas atividades não necessitam de muito envolvimento no caso, a incumbência pode ser repassada para um profissional, desde que conte com a formação em Direito.

Então para reduzir gastos, diversos escritórios recorrem aos correspondentes jurídicos para fazer essas ações por uma despesa menor ao que teriam que desembolsar se fossem fazer por conta própria todas as etapas. Desta forma, o correspondente jurídico é o profissional que atua ajudando escritórios de outras regiões.

A importância dos correspondentes jurídicos

Ultimamente, a necessidade de contar com os serviços de um advogado correspondente vem aumentando consideravelmente. Outro detalhe é que a filosofia da área de Direito também tem sido modificada nos últimos anos. Com a maioria dos escritórios de Direito realizando planejamento em longo prazo, é possível calcular as despesas e os riscos, chegando à solução mais acertada.

E quase sempre, quando se precisa de uma viagem de longa distância para o cumprimento de algumas etapas do processo, contar com um profissional na própria localidade dos atos jurídicos é muito mais simples. E essa mentalidade empreendedora é bastante útil para o escritório de direito, que diminui os seus gastos, e também com o advogado correspondente, que ganha um novo nicho para explorar e poder crescer na carreira.

Apoio oficial da OAB ao trabalho do advogado correspondente

Até mesmo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se pronunciou a favor da correspondência jurídica, apoiando os seus objetivos e os benefícios para todos os envolvidos. Em alguns estados do país, ainda foi criada uma tabela de honorários específica para quem atua ou contrata o profissional da área de correspondência jurídica.

Essa ação tornou ainda mais profissional a atividade e concedeu mais segurança para os advogados em início de carreira terem embasamento para cobrar um preço de acordo com os serviços prestados.

Aliada à necessidade do advogado correspondente, a nova mentalidade empreendedora dos escritórios de advocacia, que tendo priorizando qualidade e rendimento, alinha os seus planos na busca de parceiras e na tomada da resolução mais acertada e o engrandecimento desse setor com o respaldo da OAB, o profissional que lida com a corresponde jurídica ganha definitivamente espaço no mercado.

Em resumo, através de um serviço eficiente, capacitado e ágil, não somente os envolvidos, contratante e contratado, saem ganhando, mas também todo Poder Judiciário, com mais presteza nos trâmites, já que a correspondência jurídica tem como ponto primordial o atendimento rápido e a qualidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheço o maior portal de correspondência jurídica no Brasil, o Jurídico Correspondentes.