A mídia teria surgido para noticiar os acontecimentos ocorridos no Império Romano, ou seja, levar as moradores os reais acontecimentos realizados no local. Nota-se que, com o passar do tempo, passou a desempenhar outras funções, como um entretenimento para o público, o que acaba gerando grande influência aos seus adeptos.

Com a Ditadura Militar surgiram diversos meios midiáticos para a divulgação desta de maneira positiva, para agradar a população. Devido aos fatos noticiados, a população passou a apoiar o regime militar por acreditar que o mesmo traria grande desenvolvimento para o país.

Um exemplo de mídia criada nesta época, é a rede globo de televisão que foi desenvolvida com o intuito de promover a ditadura, de divulga-la para a população de forma a aliená-la para acreditar que a nova forma de governo seria a solução para o país.

Graças a esse poder de alienação, a mídia desenvolveu-se de tal forma a conseguir incitar o ódio. Por meio de seus discursos, utilizando-se do seu poder de persuasão foi possível, incitara população a desenvolver ou até mesmo reproduzir discursos de ódio destinados a certos grupos.

Na maioria das vezes, esses grupos receptores de ódio gratuito, são grupos minoritários que acabam sendo demasiadamente discriminados. Durante a própria ditadura, um dos grupos que sofria essa repressão era o dos que possuíam ideologia de esquerda, isso devido aos discursos divulgados pela mídia, que gerava esse ódio gratuito.

Percebe-se que ainda hoje, os discursos de ódio são divulgados pela mídia, e mesmo após tantos anos a população ainda é influenciada a pensar do modo como esses dispositivos veiculam a matéria e querem que ela pense. Atualmente, essa reprodução do ódio veiculado pelas mídias, dizem respeito a insatisfação com o governo brasileiro, de forma a incitar que a presidente está regredindo o país, o que se bem analisado é um equívoco, contudo o discurso de ódio contra o governo se desenvolve muito mais com as constantes veiculações da mídia.

Dessa forma, vê-se um desvio do verdadeiro papel da mídia, que seria expor a verdade à sociedade sobre o ocorrido no país, contudo vem ocorrendo justamente o contrário, a mídia vem veiculando notícias, muitas vezes incoerentes, para influenciar a população de forma a reproduzir aquilo que foi veiculado.