O HOMEM E O TRABALHO

 

         A vida é uma luta contínua de sacrifícios e para a sobrevivência. Aquele que luta é o vencedor, o que dela foge é o vencido. O homem que trabalha tem o sucesso ou mais cedo ou mais tarde, o preguiçoso a cada dia que passa mais caminha para a ruína. Um dia se sucumbirá mesmo. O abismo chama o abismo. O trabalho faz esquecer as amarguras da vida e traz progresso e felicidade não só para si, mas para todos.

          Trabalhem sempre, que seja de engraxate ou de senador, ou de lavadeira ou de professora, ou de servente ou de médico. Faça-o conforme as suas possibilidades, tratando de aperfeiçoá-lo a cada dia que passa, tentando ser sempre mais útil a si e a comunidade. Procure fazer amizades, ajude os colegas de serviço. Você verá. Sentir-se-á mais compreendido e sempre será o melhor. O trabalho enobrece a pessoa. Quem trabalha cumpre sua missão, não é um peso para a sociedade e contribui para o bem social e humano. O Brasil precisa de trabalho de todos para o seu desenvolvimento.

          De ladrões, preguiçosos, criminosos e pessoas malandras o país não precisa. Precisamos ser úteis à nação e não um peso para ela. Se cada brasileiro cumprisse sua obrigação com amor, carinho e sinceridade, o país seria outro. Mas muitos não querem saber do progresso e por isto fazem o que fazem e são o que são.

          Todo trabalho é digno e merece a atenção. Conforme as possibilidades, cada um deve procurar o seu lugar, tentando subir, aperfeiçoando seu trabalho, sempre no intuito de ajudar e ser ajudado. É preciso dar para receber apoio. É preciso que cada um cumpra o seu dever. Só assim haverá a paz e o progresso da nação.