Nunca havia realmente observado uma pessoa chorar. Sábado passado, fui visitar uma tia, e chegando a sua casa me deparei com ela chorando. Chorava copiosamente e de um modo inconsolável. Coloquei uma cadeira em frente a ela, e por cerca de 15 minutos fiquei inerte, sem dizer palavra alguma, apenas observando titia chorar. Naquele momento, olhando para aquela pessoa maravilhosa em tal situação, tive a mesma sensação de um aluno surpreendido pelo professor com uma prova oral de uma matéria a qual não domina. Sabia que nada do que dissesse iria amenizar a dor que ela sentia. Pela primeira vez na vida, entendi o real significado das lágrimas. Procurei por curiosidade definições sobre lágrimas. A melhor definição que encontrei de lágrimas é: Lágrimas, sumo que sai dos olhos quando se aperta o coração. Dedico estes pensamentos a todos que um dia derramaram lágrimas sinceras. A querida tia Joana, por ter tido a coragem de expor sua fragilidade para mim. Especialmente dedico a mulher que passou os últimos cinco anos ao meu lado, e mesmo que nossos caminhos seguirem por estradas diferentes, sempre ela será "a minha menina"


Vontade de chorar. As lágrimas continuam relutantes em bailar sobre a minha face. Saiam, Lágrimas! Quem sabe essa angústia que me atormenta, também vá embora com você!

Caia, escorra, molhe todo o meu rosto, encharque o meu velho lenço, lubrifique de uma maneira como nunca fez antes esses olhos míopes!

E se algum desavisado vier a te perguntar por que você passeia, apenas responda que um Ser encontra-se aflito, e por seu intermédio, ele está exteriorizando de uma forma salgada e cristalina o que as palavras estão impossibilitadas de exprimir de forma clara e concisa.

Fale também que hoje você não veio comunicar a alegria de uma grande vitória, diga que nessa ocasião os aplausos, abraços e glória não estão ao seu lado, mas que veio de carona com a dor e o sofrimento.

Talvez alguém vai olhar para você e dizer que não existem motivos para você estar aí, que este Humano que te governa tem de ser forte o bastante, para que você jamais apareça, deixando transparecer a fragilidade existente Nele.

Argumentarão que existem problemas de maior relevância, buscarão traçar um paralelo com as lágrimas derramadas por outras pessoas, através de analogia tentarão te convencer que o palco em que você se apresenta esta noite, possui como pano de fundo a insignificância. Não ligue para o que eles dizem, o debate nesse caso apenas vai resultar que você apareça ainda mais.

Lágrimas, diga a eles que a desgraça alheia nunca te confortou, que saber que as lágrimas derramadas por outros olhos tem motivos mais relevantes para escorrer, não ameniza a dor que te acompanha. Ressalte que apenas o Tempo vai fazer cicatrizar os motivos que provocaram para que hoje você estivesse em cena.

Por fim, fale que jamais você perdeu as esperanças, diga que não se importa de aparecer se for para tornar esse Humano uma pessoa melhor, e que um dia a alegria e o regozijo voltarão a estar contigo.

E se o medo, o desprezo, a tristeza e o fracasso persistirem em aparecer, diga que você Lágrima, também estará preparada para ser derramada novamente.

Se é verdade que o choro dura uma noite e que a alegria vem pela manhã, diga que vai atuar brilhantemente nos dois cenários, até o dia em que os velhos olhos se fecharem de uma forma eterna, e em volta deles outras Lágrimas chorarem por você.