LÁGRIMAS MISTERIOSAS

 

 

A  mulher chegou em casa e encontrou o marido sentado com os olhos vermelhos  de  choro, quando  questionado, respondeu que as lágrimas eram decorrentes da cebola que havia  descascado. Um torcedor relatou para a família o choro dos colegas   diante da derrota do time. A moça chorou de  tanto  gargalhar em sua festa  de  aniversário. O homem chorou de alívio quando conseguiu sobreviver ao um grave acidente....

Para o  primeiro exemplo existem explicações científicas para o fenômeno, mas, e as lágrimas decorrentes das emoções? 

Não faltam razões pelas quais as pessoas choram; choramos de alegria, tristeza, alívio, há lágrimas dos  vencedores, perdedores e até de crocodilo.

Por falar em crocodilos, eles realmente choram - não por sentimentos, o choro é  resultado de  um processo biológico, quando o crocodilo devora sua  presa pressiona forte o céu da boca, comprimindo as glândulas lagrimais.

O ato de chorar possui muitos significados, recentemente, a mídia divulgou a morte do presidente da Coreia do Norte Kim Jong-il, é óbvio que a morte  desencadeia um estado emotivo; o que intrigou no entanto, foi a intensa comoção da população norte-coreana,  cenas de choro coletivo entre adultos e crianças que perdurou.  

Abrimos  as torneiras quando estamos no auge das emoções, resta saber quais  emoções a  população norte coreana sinalizava em forma de lágrimas...