Muito é especulado sobre golpe de 1964 e governo de João Goulart, como todos sabem a ditadura Militar foi um período de grande horror para o Brasil, apesar do crescimento econômico que proporcionou, a sua tirania ficará para sempre cravada na história brasileira.
João Goulart, tornou-se presidente em setembro e 1963 e deixou de ser em abril de 1964, este pouco período de mandato e renúncia inesperada leva há vários questionamentos. Nesse meio tempo, o presidente recebeu no Brasil o embaixador estadunidense Lincoln Gordon, na época os Estados Unidos estava sob presidência de John Kennedy, pouco depois Jango visitou o próprio presidente dos estados Unidos em sua terra natal.
Essas negociações geram estipulações de que João Goulart estava encolhido perante tais figuras, não só no esterior, como também no próprio Brasil. Jango planejava uma série de reformas no Brasil, a principal era a reforma agrária, um de seus aliados, o governador do Rio Grande do Sul à época, Leonel Brizola, desapropriou duas companhias norte-americanas (ITT, do setor de telecomunicações, e Amforp, de energia elétrica), demonstravam um governo esquerdista.
Acontece que, nesta época, EUA e União Soviética estavam na chamada guerra fria, onde desputavam as nações para o capitalismo e o socialismo. Conversas divulgadas pela Casa Branca, mostram a preocupação do embaixador e do presidente com o maior país da América do Sul, o entoa ambaixador , Gordon, sugere uma intervenção Militar. A revolução Cubana é um dos principais motivos desta preocupação, pois com a rapidez e apoio qe teve Fidel Castro teve para implantar o socialismo em Cuba, os estadunidenses temiam que tal revolução ocorresse no Brasil.
Desta forma digamos que os EUA "financiou" o golpe de 1964, inclusive enviou uma frota de navios para concretizar o feito. Vale lembrar que o golpe também era apoiado por civis que eram contra o governo de esquerda e temiam o socialismo, fazendo aqueles que eram a favor tornarem-se inimigos e perseguidos pelos militares.
Fonte: Documentário - O dia que durou 21 anos.