Clemência... Jesus! Orai por nós!

É com a mais completa convicção que, decididamente, o ano de 2010 ? cujas cortinas vão se desfechando ? foi acima dos 100% para o deputado federal eleito Tiririca. Analfabeto de pai e mãe, o cara vai entrar o ano como todos esperam, e, infelizmente, poucos chegarão lá: vai abrir o ano novo ganhando R$ 26 (vinte seis mil reais por mês). Para aumentar a façanha derruba o velho conselho. "Estuda meu filho pra ser alguma coisa na vida". Ser político não é ser coisa nenhuma na vida, mas é ter muita coisa no bolso.
Deveriam "inventar" a Faculdade de Mandatos Políticos, com os cursos de vereador, prefeito, deputados estadual e federal, governador, senador e o de presidente da República. Todos com pós-graduação e mestrado. Será que com ensinamento a coisa pública ficaria nesse nivelzinho que está? Sei lá!
Voltando ao Tiriri, o nobre deputado estudou um pouquinho (fez um "intensivão relâmpago" de alguns dias para aprender que sapo não se escreve com "ç"). E agora está apto para ajudar a fazer e modificar as leis do País, apresentando emendas e "franquisteizando" um pouco mais a super, hiper, mega remendada Constituição Brasileira, cujas ideias são, teoricamente, boas; mas muito pouco praticáveis. É! Mas, o Tiririca vai ajudar a resolver esse "poblema". Para isso é que foi eleito.
Uma coisa é inegável: o cara é rápido, e quando se juntar aos outros artistas do Congresso Nacional vai ficar mais ágil ainda. Capaz que deixe o mandato, já saltando para a Presidência da República. Já tem um milhão e trezentos mil adeptos para ajudá-lo nesse projeto político.
Certo que do fiasco eleitoral dá-se um trocadilho ? quase uma versão brasileira a tiriricada ? ao poema do dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX, Bertolt Brecht (1898/ 1956). Do "analfabeto político também nasce, entre outras coisas ruins, o próprio político analfabeto". E que Deus tenha piedade de nós. Não é pecha com o mandatário, porque, indo ao fundo da questão, os formados e diplomados, aqui e no exterior, também jogam fora tudo que aprenderam de bom nos meios acadêmicos quando, besta-fera que são, passam a fazer diabruras com o dinheiro público, nos deixando a cruel dúvida se é melhor ser roubado por um catedrático ou por alguém muito ignorante.
Aos que tem QI acima da média sabem que sofrer a ilicitude é passível de punição aos dois tanto, ao letrado quando ao "i". Os sábios dizem que não se pode se escolher ser furtado nem por um nem pelo outro, cabendo colocar ambos no mesmo lugar: cadeia.
Isso, claro, em países onde o aparato jurídico funciona. Ficha Limpa é para limpar a sujeira do "rouba: mas faz", impedindo que os adeptos da prática do "você, leva o seu; eu o meu, e o povo que se exploda", e onde, claro e justo, o próprio povo não vota atacado de diarréia mental.
Somos, sim, todos culpados perante tudo e perante todos, enquanto coisas dessa natureza ? desnaturada ? continuar acontecendo. Vem mais um ano e depois desse, vem mais eleições. O conselho é que todos culpados tomem muitos laxantes ao longo de 2011, para limpar a mente. Porque será imperdoável uma nova tiriricada nas eleições municipais de 2012.