A história que vou contar hoje é uma história engraçada entre eu e meu cavalo. Tenho um cavalo mangalarga machador, grande, branco e bem tranquilo. Ele adora crianças e é fácil de montar além de não brigar com outros cavalos machos. O nome dele é Zeus e ele fica a maioria do tempo solto em meu quintal. Moro em um rancho no interior de Itaboraí, interior do Rio de Janeiro e além dos meus bichos, que eu tanto amo, tenho uma mini horta e muitas árvores frutíferas como manga, cajú, abacate, acerola, cajá e banana.

Certa vez estava andando pelo quintal e percebi que Zeus estava com a boca suja de amarelo mas não dei atenção. Depois percebi que isso estava acontecendo com mais frequência e não sabia o que era. Cheguei a olhar de perto o que era e não descobria. Até que um dia estava deitado na rede, um dia de domingo, com sombra e um silêncio que só quem mora no interior sabe que existe e minha filha chegou, de apenas 10 anos, rindo e eu perguntei o que ela ria tanto. Ela me contou que estava atrás da casa onde o cavalo ficava solto e viu ele espirrando e bufando e depois pegando algo do chão e comendo e espirrou de novo. Chegando mais perto ela viu que ele estava com um caroço de manga na boca e todo sujo de amarelo. Revelado o mistério! O Zeus chupava manga e não engolia o caroço! Incrível! Achei aquela cena tão engraçada que fiquei rindo olhando a cena. 

No dia seguinte liguei para o veterinário amigo e perguntei se isso poderia fazer mal para meu cavalo pois eu nunca tinha escutado um caso assim, de um cavalo chupar manga. Ele me explicou que não fazia mal desde que não fosse em excesso e também explicou que muitas pessoas dão cenoura para os equinos se alimentarem, como forma de suplemento, já que a base da alimentação dos cavalos deve ser capim e ração.

Mas o engraçado é que Zeus só gostava de manga e ele mesmo se encarregava de ir perto da mangueira e pegar a manga, estourar na boca, chupar e cuspir o caroço. Além da manga Zeus não comia mais nada de diferente somente ração e capim. Acho que ele escolhe a manga, que além de deliciosa, é doce e ele pode sentir a falta de um paladar doce. Contando assim parece até mentira mas é uma história real minha e do meu cavalo.